Inovação e gestão de pessoas: como a tecnologia ajuda o RH?

Assim como a humanidade e toda a nossa sociedade seguem um caminho natural, o mercado e o mundo das organizações também seguem. Esse caminho natural, como podemos perceber, envolve o emprego de soluções modernas e tecnologia para melhorar a qualidade dos processos internos.

O emprego de tecnologia nas organizações é uma tendência que acompanha o que vem acontecendo em toda a sociedade. É tudo um ciclo onde empresas influenciam outras e ao mesmo tempo também são influenciadas, já que, obviamente, negócios que utilizam recursos tecnológicos possuem um diferencial no mercado.

Esse diferencial não existe apenas devido ao uso da tecnologia em si. Na realidade, ele vem acompanhado de diversos benefícios e melhorias de processos que são consequência do uso desse tipo de ferramenta. A tecnologia é a maior responsável pelo desenvolvimento da qualidade de planejamentos estratégicos e por essa razão ela é crucial para uma gestão de pessoas de qualidade. Continue lendo este post e vamos te explicar o porquê.

Gestão de pessoas bem direcionada através do mapeamento de perfil comportamental

Uma das invenções tecnológicas mais direcionadas para a área de gestão de pessoas foi o mapeamento de perfil comportamental. Os softwares que dispõem desse mapeamento são capazes de gerar relatórios sobre os colaboradores fazendo com que os gestores conheçam suas respectivas individualidades e apliquem uma gestão com melhor direcionamento.

Sabemos que os colaboradores dentro das organizações são muito diferentes entre si e muitas vezes fazer esse reconhecimento se torna um desafio para o departamento de RH. É nesse momento que a tecnologia entra.

Se quiser conhecer mais a fundo os benefícios trazidos pelo mapeamento de perfil comportamental, não deixe de clicar aqui.

Geração constante de dados

O segredo para qualquer planejamento estratégico bem sucedido é a pesquisa e análise de dados. Se você é capaz de estudar dados anteriores sobre determinado assunto antes de começar um planejamento estratégico, isso significa que as chances desse planejamento ter sucesso são muito maiores.

Para o departamento de RH essa realidade não é diferente. Quando empregamos ferramentas modernas na gestão desse setor, geramos diversos dados para o departamento.

Os índices de produtividade, por exemplo, disponíveis em diversos softwares de gestão, são essenciais para o acompanhamento do trabalho que está sendo realizado pelos colaboradores e, mais do que isso, para a identificação de problemas e soluções. Por outro lado, também existem os índices de rotatividade que permitem o departamento de RH reconhecer como a rotatividade da empresa tem evoluído e o que fazer para reter talentos.

Além disso a tecnologia também possibilita a realização de pesquisas de clima automatizadas que auxiliam os profissionais de recursos humanos nas estratégias de engajamento, cultura organizacional e diversas outras coisas.

Esses são só alguns dos pontos beneficiados através da geração de dados. Se você quiser saber mais sobre o impacto dos dados na gestão, clique aqui!

Abandono do operacional

Por último mas não menos importante, a tecnologia ajuda o RH a abandonar o operacional. Para alguns isso pode parecer óbvio mas para outros nem tão óbvio assim e, por essa razão, é bom ressaltar esse ponto que é extremamente importante para a economia de tempo e energia do departamento.

Através de softwares de gestão e de RH podemos deixar de lado as planilhas em papel ou no excel e reunir todas as informações sobre os colaboradores de maneira mais organizada dentro de um software. Isso pode parecer bobo mas contribui para evitar bastante trabalho extra para os profissionais de recursos humanos.

Agora que você conhece um pouco mais sobre os benefícios do uso da tecnologia no RH e na gestão de pessoas, que tal conhecer um software de gestão moderno e completo? Faça o trial gratuito do Solides Gestão e nos conte o que achou dessa experiência!

Fonte: Solidez