Já é fato: os Shopping Centers estão entrando em extinção. Seja nos EUA, no Brasil, ou na China.

E lá vem uma provocação: quais as possíveis razões?

Segundo reportagens publicadas na última semana, eis aqui alguns dados (e alguns possíveis motivos):

  • Nos EUA, as vendas em lojas de departamento caíram 7%;
  • Enquanto isso, as vendas por E-commerce cresceram 13%;
  • Forte crescimento do E-commerce;
  • Aumento de lojas localizadas fora de Shoppings Centers;
  • Diminuição do canal físico.

E agora, quais seriam as soluções? Como o varejo deve reverter essa situação? Como fazer com que esse ambiente de convivência não acabe?

Algumas sugestões:

  • Integração dos canais – omnichannel – possibilitando uma experiência única ao consumidor, e um melhor relacionamento com o cliente.
  • Geofencing, ou seja, a utilização de geolocalização para saber e entender os passos do consumidor. É uma excelente estratégia para coleta de dados e entendimento do comportamento dos clientes.
  • Aumento das praças de alimentação: oferecer uma área maior e mais confortável para se alimentar seria uma saída. A ideia é mostrar um ambiente mais sofisticado e um atendimento diferenciado, assim como uma gastronomia mais trabalhada e gourmet (algo extremamente procurado atualmente).
  • Comprar online e pegar na loja/experimentação na loja e compra online: uma alternativa para aqueles que gostam de realizar as comprar pessoalmente.
  • Atendimento logístico para aqueles que preferem o e-commerce: desenvolver uma loja física virtual, sem estoques, com delivery dos produtos, mas com uma experiência em loja física.

E você, possui alguma outra sugestão? Como você vê essa realidade no Brasil? Qual o futuro dos Shoppings Centers no Brasil?

Fontes: http://www.portalnovarejo.com.br/2017/06/05/shopping-centers-us/

http://www.portalnovarejo.com.br/2017/05/29/3-tendencias-shopping-centers/