Hoje, dia 08 de março, é comemorado do Dia Internacional da Mulher, uma data para relembrar as lutas das mulheres por seus direitos, seja econômico, político, social, tanto na vida, quanto no universo corporativo. 

Em 2023 ainda ocupamos menos cargos gerenciais, apesar de alguns estudos apontarem que estudamos mais. Pesquisas diversas também afirmam que mulheres ainda ganham menos do que homens exercendo as mesmas funções. E mais, estamos desbravando mercados que são em sua maioria masculinos, como por exemplo o mercado da tecnologia.

Mas este texto não tem o objetivo de apontar somente a dureza que enfrentamos ao longo de nossa jornada de trabalho, mas sim trazer inspiração e incentivo.

O poder da mulher nos negócios

Nossa história é marcada sim por recusa, por lutas, por derrotas muitas vezes, mas também por vitórias de grandes mulheres que nos motivam em diversas áreas e ajudam todos os dias a enxergar o poder da mulher no mundo dos negócios.

Quero apresentar a vocês algumas anônimas que lhe ajudarão a refletir mais sobre trajetórias tão empolgantes e acredito que, você mulher, poderá se enxergar em uma delas.

Nossas histórias reais 

Os nomes apresentados aqui são fictícios, mas as suas histórias são bem reais

Glória, é jornalista e todos os dias rala com seus textos mais elaborados para passar informações assertivas de mercados financeiros, créditos e educação corporativa. Ao mesmo tempo é mãe de uma adolescente extremamente ativa, encantadora e por isso a Glória precisa se desdobrar para cumprir o papel de provedora da casa, a agenda do trabalho, a administração da casa e ainda está atenta às necessidades da filha numa das fases de maior transformações em nossas vidas.

Ela realmente nos inspira, porque apesar de todos seus compromissos, é muito difícil você encontrar com a Glória e vê-la de mal humor ou ainda pedir algo que ela não se desdobre para resolver com talento e carisma que transbordam.

Busca por conhecimento sempre

A segunda personagem de nossa história é a Leonora, uma mulher realmente inspiradora!

Tem por volta de seus 60 anos, sempre ativa e mesmo tendo seu mestrado acabou de se formar em mais uma pós-graduação.

Levanta todos os dias, usa suas roupas coloridas e está sempre pronta com sua simpatia a conquistar as pessoas.

Em seu trabalho é referência para os mais novos, e em sua vida particular equilibra família, marido, filha, genro e até netos. Todos moram juntos e a mãe, avó e profissional Leonora, trabalhando no modelo home office, dá conta de tudo com maestria e entusiasmo.

Empreendedorismo feminino

A terceira personalidade apresentada aqui, vou chamá-la de Fábia.

Também dedicada e em seu trabalho é extremamente organizada. Aliás ela gosta muito de usar a tecnologia a seu favor.

Ela é professora e gestora de projetos, em suas preparações de aulas e gerenciamentos, faz com que Nuvem, Inteligência Artificial, Negócios e Administração dos projetos se mesclem.

Ao mesmo tempo é mãe de duas meninas, uma adolescente e uma criança. Se desdobra para cumprir as agendas de trabalho e as agendas ativas das filhas.

Mora com sua mãe para ajudá-la em questões relacionadas à saúde e às tecnologias.

As horas que se multiplicam 

Posso citar aqui vários exemplos de mulheres engajadas e inspiradoras, mas vou fechar esse artigo com a história de Vânia, mais um nome ilustrativo para essa executiva que faz o tempo se multiplicar em seu dia.

Mesmo em meio ao gerenciamento de sua empresa e de seus projetos de arquitetura, Vania é aquela que acorda cedo, gerencia suas demandas, dá direcionamentos à sua equipe e muitas vezes o faz com seu pequeno filho de 3 anos brincando em frente à sua mesa de trabalho.

Suas atividades em reuniões, planilhas, alocação de valores e maquinário entre outras coisas, se misturam com todos os outros papéis exercidos por uma mulher.

E apesar de administrar altos valores em demandas de empreiteiras, não deixa de lado seu papel materno, seu auxílio ao marido que é parceiro de negócios, ao seu filho adolescente e aos colaboradores que trabalha em sua casa, nos mostrando que somos seres integrais, complexos e múltiplos.

Muitas vezes seus afazeres se desdobram não somente na função de executiva e mulher de negócios, mas de motorista dos filhos, auxiliar da mãe, organizadora dos eventos familiares e sempre me faz refletir em como tem algumas mulheres que conseguem fazer 24 horas parecerem 36.

Um largo sorriso a cada novo desafio

E porque eu trouxe essas três histórias para vocês?

Porque são essas mulheres próximas, reais, que batalham por seu espaço, estudam, trabalham e abrem um sorriso a cada novo desafio, nos inspiram.

São elas que lutam por futuros melhores para si e para os seus, são elas que não se cansam de estudar, que trilham caminhos de empreendedorismo, de liderança, de compartilhamento e que, mesmo assumindo tantas atividades, não abrem mão de aprender para melhor gerirem suas vidas e conquistar seus espaços.

Comemorar o dia Internacional da mulher é comemorar um dia em que podemos nos engajar ainda mais nas conquistas que já tivemos ao longo da história, mas também podemos nos engajar nas conquistas de nossas vidas.

A dureza e a doçura de ser mulher

Quero incentivar você, que lê este texto, a continuar fazendo a diferença na administração de seu lar, na gestão de seus projetos, no rumo de sua carreira e no protagonismo de sua vida.

Tome para si o dia internacional da mulher, como aquele que irá se multiplicar em todos os outros dias do ano, inspirando você mulher a conquistar cada vez mais conhecimento, repertório, dinamismo aplicada na boa gestão de seus negócios e da sua vida.

Como mulher, profissional, gestora, professora, mãe, esposa, filha e muitos outros papeis que podemos escolher, parabenizo todas as mulheres reais que inspiram a minha e a sua trajetória nesse dia especial. Nos encontramos na dureza e na doçura de ser mulher.

Texto escrito por Fernanda Areias Dalhuisen

Profa. Fernanda Areias Dalhuisen é Coordenadora de cursos de Pós-Graduação e Extensão na FIA – Labfin Provar e Diretora Vogal do IBEVAR. 

Fonte – Redação IBEVAR