O mundo mudou: enviar um Curriculum Vitae para concorrer a uma vaga, não é mais suficiente. Afinal, o papel aceita tudo. Quem quer te contratar, busca saber realmente quem você é, e procura quais são suas competências e qual valor de entrega. 

Como fazer isto da forma mais segura e efetiva? Sabendo usar as redes sociais a seu favor, em especial o LinkedIn.

A vergonha é a maior barreira

LinkedIn possui só no Brasil mais de 50 milhões de usuários. A plataforma foi eleita nos últimos 3 anos como a rede mais confiável pelo Digital Trust Report da Business Insider.

Os brasileiros são, em geral, bastante presentes na rede, porém, de acordo com pesquisa da Opinion Box sobre a rede, efetuada este ano de 2022, 32% dos profissionais presentes na rede nunca publica nada.

Menos de 5% dos brasileiros presentes no LinkedIn, produz conteúdo diário, que é a principal rede profissional do Brasil.

Vergonha, medo de julgamento alheio, preguiça, inabilidade para redigir posts, ou até falta de consciência da importância para a carreira, são as maiores causas do pequeno número de criadores de conteúdo ativo na rede.

Verdade com amor

Se expor regularmente na rede não é exibicionismo. Não é se vender. Não é destruir a reputação tão duramente construída. É sim uma estratégia de empregabilidade.

Compartilhar post sem escrever nada e não se posicionar, não atualizar dados na rede, não interagir com outros são alguns dos erros comumente cometidos pela imensa maioria dos profissionais que utilizam o LinkedIn.

Sem contar que, envolver-se em discussões políticas é correr o risco de queimar sua reputação, uma das piores consequências do mau uso da rede.

Construção de autoridade

Ensino meus mentorados a definir seu posicionamento, que é o 1º. passo para a construção de autoridade no seu mercado e nas redes sociais.

Não é uma tarefa fácil! Requer escolher pelo que quer ser reconhecido e a maior dificuldade está na escolha.

Também é necessário entender como funciona o algoritmo da rede e preencher seus dados para obter um “Perfil Campeão” – como o LinkedIn qualifica quem preenche todos os campos requeridos por ele.

Perfil Campeão

Algumas ações podem ajudar a construir um perfil campeão:

1. Caprichar na foto de perfil;

2. Descrever sua atividade principal e cargo de forma atrativa e objetiva;

3. Preencher o campo das experiências;

4. Caprichar no “Sobre”;

5. Localidade e setor;

6. Ter pelo menos 5 Competências e Habilidades

Além disto, é necessário aprender a postar da forma certa, na hora e dia certos, de forma intencional.

Um currículo vivo

Deixo aqui importantes recomendações para você começar hoje a se destacar ativando seu perfil na rede:

· Crie seu Perfil campeão;

· Aprender as regras das redes (algoritmos e horários);

· Planeje estrategicamente seu conteúdo;

· Aprender a redigir posts interessantes;

· Interaja com posts de terneiros;

· Procure ajuda de mentores.

Suas aparições e menções serão seu “CV vivo”, que revelará quem você é que e qual valor entrega.

Essas orientações te ajudarão a construir autoridade e reputação, atraindo inúmeras oportunidades.

Se você fizer isto, estará adiante de 95% dos brasileiros presentes na rede!

Texto escrito por Líris Gonçalves (Mentora de carreira e especialista em marca pessoal, liderança e propósito. É também colaboradora do IBEVAR)

Fonte: Redação IBEVAR