O mundo mudou: enviar um Curriculum Vitae para concorrer a uma vaga, não é mais suficiente. Afinal, o papel aceita tudo. Quem quer te contratar, busca saber realmente quem você é, e procura quais são suas competências e qual valor de entrega.
Como fazer isto da forma mais segura e efetiva? Sabendo usar as redes sociais a seu favor, em especial o LinkedIn.
A vergonha é a maior barreira
LinkedIn possui só no Brasil mais de 50 milhões de usuários. A plataforma foi eleita nos últimos 3 anos como a rede mais confiável pelo Digital Trust Report da Business Insider.
Os brasileiros são, em geral, bastante presentes na rede, porém, de acordo com pesquisa da Opinion Box sobre a rede, efetuada este ano de 2022, 32% dos profissionais presentes na rede nunca publica nada.
Menos de 5% dos brasileiros presentes no LinkedIn, produz conteúdo diário, que é a principal rede profissional do Brasil.
Vergonha, medo de julgamento alheio, preguiça, inabilidade para redigir posts, ou até falta de consciência da importância para a carreira, são as maiores causas do pequeno número de criadores de conteúdo ativo na rede.
Verdade com amor
Se expor regularmente na rede não é exibicionismo. Não é se vender. Não é destruir a reputação tão duramente construída. É sim uma estratégia de empregabilidade.
Compartilhar post sem escrever nada e não se posicionar, não atualizar dados na rede, não interagir com outros são alguns dos erros comumente cometidos pela imensa maioria dos profissionais que utilizam o LinkedIn.
Sem contar que, envolver-se em discussões políticas é correr o risco de queimar sua reputação, uma das piores consequências do mau uso da rede.
Construção de autoridade
Ensino meus mentorados a definir seu posicionamento, que é o 1º. passo para a construção de autoridade no seu mercado e nas redes sociais.
Não é uma tarefa fácil! Requer escolher pelo que quer ser reconhecido e a maior dificuldade está na escolha.
Também é necessário entender como funciona o algoritmo da rede e preencher seus dados para obter um “Perfil Campeão” – como o LinkedIn qualifica quem preenche todos os campos requeridos por ele.
Perfil Campeão
Algumas ações podem ajudar a construir um perfil campeão:
1. Caprichar na foto de perfil;
2. Descrever sua atividade principal e cargo de forma atrativa e objetiva;
3. Preencher o campo das experiências;
4. Caprichar no “Sobre”;
5. Localidade e setor;
6. Ter pelo menos 5 Competências e Habilidades
Além disto, é necessário aprender a postar da forma certa, na hora e dia certos, de forma intencional.
Um currículo vivo
Deixo aqui importantes recomendações para você começar hoje a se destacar ativando seu perfil na rede:
· Crie seu Perfil campeão;
· Aprender as regras das redes (algoritmos e horários);
· Planeje estrategicamente seu conteúdo;
· Aprender a redigir posts interessantes;
· Interaja com posts de terneiros;
· Procure ajuda de mentores.
Suas aparições e menções serão seu “CV vivo”, que revelará quem você é que e qual valor entrega.
Essas orientações te ajudarão a construir autoridade e reputação, atraindo inúmeras oportunidades.
Se você fizer isto, estará adiante de 95% dos brasileiros presentes na rede!
Texto escrito por Líris Gonçalves (Mentora de carreira e especialista em marca pessoal, liderança e propósito. É também colaboradora do IBEVAR)
Fonte: Redação IBEVAR