Independentemente do estágio de carreira em que se encontram, muitos profissionais se queixam da dificuldade de achar soluções de ensino nas quais consigam reconhecer, de imediato, a aplicabilidade dos conhecimentos aprendidos em sua tomada de decisão nos negócios. Mas você sabia que existe uma metodologia conhecida como Game-based learning que, por meio do uso de jogos, combina teoria e prática de modo muito lúdico e eficaz?
Neste artigo, conheça alguns benefícios que essa metodologia totalmente orientada ao processo de tomada de decisão pode lhe oferecer.
A tomada de decisão faz parte da vida de todos nós
Enquanto seres humanos, somos instigados a tomar decisões a todo momento. Isso inclui atos corriqueiros, como, por exemplo, a decisão de levantarmos da cama todos os dias, quando o relógio desperta, para cumprirmos nossas obrigações e projetos.
O exemplo é bastante trivial, mas essa é a primeira decisão entre muitas outras a que somos compelidos diariamente. Sem ela, aliás, nenhuma outra pode acontecer.
Evidentemente, há decisões que desempenham um papel de menor relevância em nosso dia a dia devido ao seu baixo grau de complexidade e impacto na cadeia de nossas atividades.
Quando falamos de negócios, podemos aplicar a mesma lógica aos processos decisórios. Se alguns deles nos exigem pouco preparo, outros nos demandam atenção e cálculo, uma vez que uma decisão feita equivocadamente pode produzir impactos consideráveis no que diz respeito à sobrevivência e lucratividade de uma empresa.
“Erros cometidos nas políticas de preços, no marketing, na gestão de recursos humanos, nas operações, nos investimentos ou na própria estratégia de endividamento da empresa podem ser fatais para um negócio”, comenta o professor e diretor executivo do LABFIN.PROVAR – FIA, Carlos Eduardo Furlanetti.
E como o Game-based learning pode ajudar você nesse sentido?
Aprendizagem lúdica
Já imaginou, então, como seria produtivo aprender por meio de um espaço de experimentação que funcionasse como um laboratório de negócios para a tomada de decisão?
Esse é justamente um dos principais benefícios da metodologia do Game-based learning.
O objetivo dela é preparar os alunos para entender a conexão de suas decisões com os resultados dos negócios por meio de jogos virtuais e lúdicos que exercitem competências-chave no mundo empresarial, como pensamento sistêmico e estratégico, raciocínio lógico e capacidade de trabalho em equipe, entre outros.
Diálogo entre teoria e prática
Através desses jogos, o processo de aprendizagem do Game-based learning combina teoria e prática, num ambiente virtual seguro, lúdico e controlado, que simula o funcionamento de empresas sob a administração dos alunos.
Desse modo, os conhecimentos teóricos discutidos durante as aulas podem ser facilmente aplicados à realidade da gestão de negócios, agregando valor à jornada de aprendizado de cada aluno.
Ambiente seguro para errar e propício ao trabalho em equipe
Por meio do Game-based learning, é possível exercitar habilidades e competências para a tomada de decisão, havendo espaço para errar sem correr riscos.
Assim, erros e acertos podem ser facilmente pontuados, evitando danos que, numa empresa real, poderiam gerar perdas incalculáveis de patrimônio.
Competência-chave requerida para a maior parte das posições hoje, o trabalho em equipe também é estimulado no Game-based learning.
Isso porque as decisões de todos os participantes na gestão da empresa virtual são consideradas e processadas, gerando resultados a serem analisados com base em teorias fundamentais.
“A partir de uma experiência vivencial, controlada e lúdica, o aluno é capaz de estabelecer conexões entre decisões e resultados, desenvolvendo uma visão sistêmica de negócios e aprendendo para a vida toda”, destaca Furlanetti.
TCC Gamificado
Na maioria dos cursos do LABFIN.PROVAR – FIA, a jornada de aprendizagem baseada em jogos não só é aplicada à dinâmica das aulas, mas, também, ao próprio trabalho de conclusão de curso (TCC).
Assim, os alunos jogam, competem e se divertem e, ao final da experiência, prestam contas da estratégia executada na gestão da empresa virtual.
Ou seja, por meio do Game-based learning, o tradicional TCC passa a ser uma etapa bastante prática, capaz de agregar real significado à trajetória pessoal e profissional de cada estudante.
Fonte: LABFIN PROVAR-FIA