Parceria entre o Ibevar – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo e a FIA, o Ranking Ibevar – FIA se baseia em três pilares essenciais para qualquer organização: faturamento, eficiência e imagem. Os dois últimos são aqueles que diferenciam a iniciativa do Ibevar e da FIA de outros prêmios do setor varejista.

A ênfase a esses dois aspectos se explica pelo objetivo maior do ranking: oferecer a profissionais e empresas do varejo parâmetros que guiem as suas operações rumo à diferenciação no respectivo mercado de atuação e ao alcance dos melhores resultados.

“Em vez de focarmos no faturamento, devemos olhar para o quanto as empresas estão gerando de engajamento e para o quanto estão sendo efetivamente eficientes, pois é isso que nos ajuda a direcionar a nossa operação”, diz a Profa. Patricia Cotti, diretora executiva do Ibevar.

Pela primeira vez em formato online devido à pandemia do novo coronavírus, o Ranking Ibevar – FIA 2020 acontece no dia 22 de setembro de 2020, às 20h, quando serão anunciados em primeira mão os vencedores da categoria Excelência em Varejo (que contempla as empresas que mais geram engajamento). Mas, neste artigo, você já fica sabendo quais são as organizações mais eficientes nos principais segmentos do varejo.

As mais eficientes de 2019
Com base em dados de 2019, o Ranking Ibevar – FIA 2020 considera, evidentemente, o faturamento tanto das vendas online quanto offline das empresas no período.

Além disso, também são considerados fatores como o número de colaboradores e a quantidade e o formato de lojas, de modo a avaliar se esses recursos são empregados de forma produtiva e eficiente na geração de resultados.

“Explorar apenas o faturamento de uma empresa não revela muito sobre seu potencial. Mas olhar para a eficiência mostra, por exemplo, a capacidade de crescimento futuro que aquela companhia pode ter”, comenta o Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo, CEO do Ibevar e do Conselho do LABFIN.PROVAR – FIA.

Confira as organizações que alcançaram 100 pontos de eficiência em suas respectivas categorias:

Hiper e Supermercados
Grupo Carrefour, Irmãos Muffato, Makro, Zaffari, Atakarejo, D’Avó Supermercados, Formosa e Grupo Irmãos Boa

Eletroeletrônicos e Móveis
Via Varejo, Fast Shop e Tok&Stok

Moda e Esporte
Lojas Renner, Grupo Guararapes, Havan, Arezzo, Grupo Inditex, Inbrands e Lojas Avenida

Drogaria e Perfumaria
Raia Drogasil, Grupo Boticário, Panvel, Drogaria Araújo, Clamed, Drogaria Nissei e Profarma

Fast Food e Restaurante
McDonald’s, Burger King, AM/PM Comestíveis, Brazil Fast Food Corporation e IMC – International Meal Company

Material de construção
Leroy Merlin, Grupo Herval, Telha Norte, Grupo Cassol e BR Home Centers

Especializadas e outras
Cacau Show, Kalunga, Dpaschoal, Saraiva, Grupi CRM, Grupo Fartura de Hortifrut e Grupo Oxylane

Benchmarking para as empresas varejistas
Ao contemplar diferentes vertentes relacionadas às operações varejistas (e não apenas eficiência, mas também faturamento, imagem e avaliação dos colaboradores), o Ranking Ibevar – FIA procura fornecer referências às empresas, de modo que possam reconhecer entre as mais bem avaliadas aquelas que se aproximam mais de suas realidades e, assim, investir em novas formas de atuação.

“O objetivo final do ranking é cada vez gerar mais conteúdo para que as empresas que veem esse estudo tenham acesso a um material que não é só um relatório de números, mas sim um efetivo benchmarking que sirva de base para o mercado”, afirma a Profa. Patricia.

Homenagem a Nevaldo Rocha
O Ranking Ibevar – FIA 2020 tem como patrono (in memoriam) o fundador do Grupo Guararapes, Nevaldo Rocha, que dá nome à edição deste ano.

Com a homenagem, a intenção é celebrar não somente a trajetória e o legado do empresário para o varejo, mas compartilhar histórias positivas e de superação num momento tão desafiador para o varejo.

“O Nevaldo começou com algo muito pequeno e, graças a seu espírito empreendedor e desbravador, construiu uma indústria e uma enorme operação de varejo. Precisamos dessas referências positivas, pois elas nos ajudam, nos impulsionam e nos motivam”, diz o Prof. Felisoni.

Além de Flávio Rocha, filho de Nevaldo e atual presidente do Grupo Guararapes, participam do evento do Ranking Ibevar – FIA no dia 22 de setembro importantes nomes do varejo, como Marcelo Silva (presidente do Instituto para Desenvolvimento do Varejo – IDV) e Abram Szajman (presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).

Junte-se às principais lideranças do varejo no dia 22 de setembro e descubra as empresas vencedoras na categoria Excelência em Varejo do Ranking Ibevar – FIA 2020!

Fonte: LABFIN PROVAR