Para satisfazer as necessidades e exigências dos clientes, as empresas precisam, antes de mais nada, garantir que o produto ou serviço corresponda ao que foi ofertado aos consumidores. Uma das condições imprescindíveis para que isso aconteça de modo eficiente é uma boa gestão do supply chain.

Se você não conhece o termo ou ainda tem dúvidas sobre o seu significado, continue a leitura deste artigo, pois vamos apresentar brevemente do que se trata e qual a importância do supply chain.

O que é supply chain?
Um bom ponto de partida para esclarecermos esse conceito para você é mostrar a tradução direta dele do inglês para o português.

Na tradução literal, supply chain significa cadeia de suprimentos. Só com essa informação você já deve imaginar quão importante ele é para atender as demandas dos clientes, bem antes mesmo da compra final.

Para que o consumidor adquira o produto que necessita, é preciso que haja uma fluida relação entre todos os agentes envolvidos na operação, desde a fabricação até a chegada do item às lojas físicas e/ou online.

Ou seja, a cadeia de suprimentos atravessa todas as etapas implicadas no processo de venda de um produto ou serviço ao consumidor final.

Por exemplo, se a empresa onde você atua é uma rede varejista de móveis, ela trabalha com diferentes fornecedores para formar um amplo portfólio de peças.

Tais peças precisam ser deslocadas até as lojas físicas ou até o estoque de seu e-commerce para comercialização. Sua empresa, portanto, estabelece contratos e parcerias com transportadoras para a realização de tal operação.

Da mesma forma, se as lojas dão ao consumidor a possibilidade de escolha pela entrega em domicílio, outras transportadoras são envolvidas no transporte da encomenda até a casa dos clientes.

Todos os agentes e processos acima exemplificados integram a cadeia de suprimentos ou supply chain da sua empresa.

Por que é tão importante conhecer e gerir a cadeia de suprimentos?
Vimos no tópico anterior, portanto, o que é supply chain. A partir dessa explicação, você já pode ver como ele atravessa todas as operações de uma empresa.

Por isso mesmo, conhecer e gerir a cadeia de suprimentos são atividades fundamentais para o bom funcionamento de qualquer organização.

A gestão do supply chain se constitui por uma série de técnicas e procedimentos com o objetivo de otimizar as relações com todos os agentes implicados na cadeia (fornecedores, fabricantes, lojas, transportadoras, vendedores e o próprio consumidor final).

Ao adotar a cadeia de suprimentos, as empresas podem otimizar tais relações entre as muitas partes envolvidas.

Tal otimização diz respeito à redução de custos e riscos operacionais para todas as partes. Se as relações são bem interligadas, a tendência é que todos os processos se deem de modo mais eficiente e, assim, sem desperdícios de insumos e tempo de trabalho.

Com essa interligação apoiada em boas estratégias de gestão de negócios e em soluções tecnológicas adequadas à realidade de cada organização, o trabalho pode se orientar para o crescimento das vendas e, consequentemente, da lucratividade.

Evidentemente, toda a otimização a que mira o supply chain tem como objetivo maior atender as necessidades e exigências do consumidor.

Ou seja, quanto mais otimizada estiver a cadeia de suprimentos de uma empresa, maiores são as chances de os clientes terem uma ótima experiência de compra e, assim, a meta principal do supply chain ser alcançada.

Como você pode aprender mais sobre supply chain?
Agora que você já sabe o que é supply chain e a importância dele para qualquer empresa, vamos contar um pouco sobre o nosso MBA Gestão de Negócios: Vendas e Planejamento de Vendas.

O MBA Gestão de Negócios: Vendas e Planejamento de Vendas lhe dá a possibilidade de, num mesmo curso, aprimorar suas competências tanto em gestão de negócios quanto em questões voltadas diretamente à carreira comercial.

A partir de uma visão ampla e sistêmica da gestão de negócios, você pode aprender mais sobre supply chain, sobretudo no módulo exclusivo do curso dedicado ao planejamento comercial e à gestão de canais em vendas.

“O grande diferencial do curso é buscar fazer tudo de forma muito prática, trazendo a realidade do mercado e mostrando o passo a passo para que o aluno possa aplicar o que aprendeu no seu dia a dia”, comenta a professora e coordenadora deste MBA, Fábia Spadoto.

Fonte: LABFIN PROVAR – FIA