Participantes conferiram, de antemão, quais serão os destaques da maior feira de varejo do mundo realizada todos os anos nos Estados Unidos.

O Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR) realizou nesta quinta (15), o evento Tendências do Varejo: Pré NRF 2017. Na ocasião, o público presente pôde conferir uma avaliação das 120 palestras e um overview sobre os palestrantes e empresas que estarão na National Retail Federation (NRF), também conhecida como Retail’s Big Show, realizada anualmente, em janeiro, em Nova York (EUA).

A abertura foi conduzida pelo vice-presidente do IBEVAR, José Roberto Securato Junior. Ele falou sobre a importância da aplicabilidade, ao varejo brasileiro, do que é visto durante a feira e como os conceitos apresentados podem impactar no setor. Em seguida, ele passou a palavra para a diretora vogal do IBEVAR, Patricia Cotti, que apresentou um resumo daquela que é considerada a maior feira do segmento no mundo.

Segundo ela, um dos grandes desafios está em como adaptar todo o conteúdo ao cenário desafiador do mercado brasileiro em 2017. “Neste ano, as vendas no Brasil caíram mês após mês. E isso não está ocorrendo apenas aqui. Nos Estados Unidos, por exemplo, embora o setor esteja estável, elas também diminuíram, ainda que em um patamar menor”, complementou.

Entre os destaques da próxima edição está o tema de abertura do evento, “Construção da força de trabalho de amanhã: como os varejistas estão atraindo e retendo talentos”. Diferentemente de anos anteriores, desta vez, ela irá falar sobre a importância das pessoas para o desenvolvimento do setor.

Patricia também comentou que, com a economia norte-americana estável, a NRF pouco abordará sobre as perspectivas para o varejo. Por outro lado, a discussão relacionada aos canais físico e digital continua em alta, principalmente no que se refere aos assuntos ligados à entrega da experiência aos consumidores. E o Big Data também terá espaço relevante na próxima edição.

Já assuntos como mercado de luxo e serviços de varejo serão pouco abordados durante a feira. “Algumas palestras também falarão sobre a experiência de compra, principalmente no que se refere ao envolvimento do consumidor em todo o seu processo e não apenas na interação direcionada”, disse.

Entre as principais palestras do evento, a diretora vogal do Instituto destacou as que contarão com a participação de empresas como Uber, Bonobos, Staples, Food 52, Rocksbox e Modabox, entre outras. “E também não podemos deixar de citar a apresentação da Deloitte, sempre disputada todos os anos”, ressaltou. “Já entre os cases, destacamos alguns como os da Samsung, Google, Tiffan’s & Co, Macy’s, Tesco, Ikea, Adidas e Starbucks”, completou.

Após o intervalo para relacionamento, os palestrantes promoveram um debate entre o público presente e discutiram os desafios do setor varejista que serão apresentados na NRF, além de trocar experiências em edições anteriores do evento.

A NRF 2017 será realizada em Nova York entre os dias 15 e 17 de janeiro de 2017.