O Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR) realizou no dia 22/01/19 o Pós NRF 360º Graus. Este foi o segundo encontro do Programa NRF 2019 e o primeiro após a NRF 2018 Retail’s Big Show & EXPO, realizada este mês em Nova York, que apresentou os principais insights e novidades do varejo mundial.

Conduzido pela Diretora Executiva do IBEVAR, Patricia Cotti, o evento abordou um panorama geral sobre a maior feira de varejo do mundo e os principais assuntos tratados, como as mudanças no discurso do varejo ao longo dos anos e a maneira que irão nortear o mercado nacional. Foram 123 palestras e mais de 300 palestrantes, 38 mil participantes, 18 mil varejistas, 500 expositores e mais de 180 casos apresentados.

No início, a diretora destacou a experiência do consumidor e os serviços oferecidos pelas empresas para proporcionar tal vivência. “Notamos que o tema ambientação de loja não esteve tão presente nesta edição ano como nas anteriores. Isso mostra que a experiência de compra está voltada para o canal digital”, relatou. Cerca de 60% do evento tratou sobre inteligência de dados e como essa tecnologia é aplicada no ambiente e na performance da loja.

Nesta edição, o Onmichannel deixou de ser apenas um tema e esteve presente em todas as palestras, não apenas como entrega de canais, mas como um modelo de negócios único e usado para potencializar as vendas. Patricia citou dois cases como o exemplo, o Walmart e o Grupo Alibaba. “O Walmart apresenta uma proposta de integração onde estão incorporando o digital e se adaptando a nova realidade, diferente do Alibaba, que já nasce voltada para esse novo modelo de negócios”, explicou.

Além disso, expressões como BOPIS e BORIS, que mesclam as opções de compra e devolução entre on e off, se tornam cada vez mais comuns e fazem parte do universo Omnichannel. Algumas empresas que utilizam a estratégia são Pizza Portal, Calvin Klein, Showpo. Mas a executiva alertou que é necessário avaliar quais canais servem para cada categoria de negócio. “Nem todos os tipos de canais ou serviços podem dar certo para todas as empresas. Não é uma estratégia engessada e precisa ser estudada”, completou.

O tema “pessoas” também foi fortemente abordado nas palestras. Assim como é importante pensar na experiência do consumidor, também é essencial dar atenção ao colaborador ou ao seller, no caso dos Marketplaces. Já no quesito novos modelos de negócios e varejo disruptivo, Patricia relatou que a feira não apresentou muitos cases este ano. “A feira tem um efeito cíclico. Alguns anos traz um boom de inovações, e em outros só trata temas que vemos no dia a dia do varejo”, contou.

A executiva apontou cases que se destacaram na feira para exemplificar alguns insights. Quando se falou em experiência de compra, a Getway foi lembrada por proporcionar viagens surpreendentes. Outra empresa que chamou atenção nesse assunto foi a Casper, uma loja de colchões que vai além da venda do produto. É possível dormir na loja, com direito a cama para o PET e kit de higiene bucal.

No desempenho de Marketplaces, a diretora citou o Alibaba, conhecido no Brasil pelo site AliExpress, que utiliza inteligência de dados como um dos principais pilares, a Amazon, que trabalha como retail com diversos marketplaces dentro da plataforma. E a Jd.com, que preza pela logística com diversas formas de entrega rápida.

O Hema Market, também do Grupo Alibaba, foi outro case mencionado. O Omnichannel está muito presente no modelo de negócios com a integração on/off. “Eles utilizam aplicativos para mostrar informações sobre os produtos, além de oferecer outros serviços, como store + restaurante, em que a pessoa pode optar por comer no local, por exemplo”, contou a diretora do IBEVAR.

Para finalizar, Patricia enfatizou que o uso de inteligência de dados foi muito abordado na Retail’s Big Show & EXPO, ainda mais quando usada para entender e atender melhor o cliente. Como o caso da Gamestop, onde o uso de dados dá suporte ao funcionário no momento do atendimento, tornando mais humano e tangível. Além disso, citou compartilhou expressões que viraram tendência no mercado, como o “Instagramization”, que engloba experiências instagramáveis e compartilhadas nas redes sociais.

Sobre o IBEVAR

O IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo – é uma instituição sem fins lucrativos, que se propõe a produzir conteúdo no setor de Varejo & Consumo, promover networking entre executivos que atuam nessa área e gerar negócios entre os participantes. O IBEVAR conta com o apoio de conteúdo do PROVAR/FIA, que auxilia na construção de conhecimento dos associados. Conheça nossos benefícios <acesse aqui>

Fonte: IBEVAR