Encontro destacou os principais acontecimentos do maior evento mundial do varejo, o Retail’s Big Show, realizado em janeiro, em Nova York

O Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR) realizou nesta quinta (09/02), o Pós NRF 360 Graus. Este foi o primeiro de quatro encontros programados para este ano, cujo objetivo é transmitir as principais tendências e conhecimentos adquiridos durante a feira realizada em janeiro, em Nova York.

O evento apresentou um overview sobre o maior evento mundial do varejo, o Retail’s Big Show.  A abertura foi feita pelo vice-presidente do IBEVAR, José Roberto Securato Junior, que falou sobre a importância de fazer a conexão entre o que é praticado pelo varejo nos Estados Unidos com o que é visto aqui no Brasil.

Em seguida, ele passou a palavra para a diretora vogal do IBEVAR e coordenadora acadêmica da Academia de Varejo, Patricia Cotti. Ela destacou alguns números da edição deste ano. “A NRF 2017 contou com, aproximadamente, 120 palestras, apresentou mais de 70 casos, reuniu 510 expositores e mais de 33 mil visitantes. Outro ponto que vale ressaltar é que, diferentemente de anos anteriores, a delegação brasileira foi a segunda maior que esteve por lá, ficando atrás apenas da norte-americana”, disse.

Ainda de acordo com Patricia, entre os stands que chamaram a atenção estavam os de empresas como a “Kronos”, “Intel”, “Oracle”, “IBM”, “Lexmark”, “Toshiba“ e “HP”. “Para quem não sabe, a ‘Kronos’ é a responsável pela gestão de workforce (termo usado para designar sistemas de gerenciamento de força de trabalho) da ‘McDonald’s’. O tema ‘pessoas’, inclusive, foi o grande diferencial desta edição”, contou.

Entre os assuntos mais abordados pelas keynote sessions estava à importância do treinamento e do engajamento dos colaboradores. “Muito se falou sobre como transformá-los em entusiastas da marca, tornando-os, assim, exemplos para os consumidores”, complementou a diretora.

Entre as palestras mais esperadas estava a do fundador do grupo “Virgin”, o britânico Sir Richard Branson. Para ele, as empresas devem se empenhar para fidelizar o seu consumidor e fazer da sua marca um estilo de vida. “Além disso, Branson destacou que um bom líder é aquele que sabe não apenas delegar, mas, sobretudo, ouvir a sua equipe”, completou Patricia.

Como destaques de cases apresentados, ela citou os de empresas como a “Fleurty Girl” e “XL” (com foco em novos públicos e no crescimento em parceria com a comunidade); “Hobbs”, “T2” e “O Boticário” (abordando a questão da e

xpansão internacional, trabalhando, de forma conjunta, os mercados local e global); “Bonobos” (focando na experiência do consumidor, integrando todos os canais de venda); e “Staples” (mostrou como o uso do ‘Watson’ – easy button desenvolvido pela “IBM” – vem facilitando e transformando as vendas no varejo).

Na parte final, Patricia e Securato Junior falaram sobre os desafios para o setor varejista, principalmente no que diz respeito às diferenças entre o varejo brasileiro e o norte-americano, não permitindo, em alguns casos, a implementação de parte das ideias e conceitos debatidos durante a feira. “Também não podemos deixar de citar a importância de oferecer experiências de compra ao consumidor; a necessidade de interagir cada vez mais com a geração Millennial; e como as parcerias e a personalização são fundamentais para o segmento”, finalizou Patricia.

Fonte: IBEVAR