O Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR) promoveu nesta terça, 11/04, o Pós-NRF Inovações em Marketing no Varejo. O objetivo foi transmitir aos varejistas brasileiros as principais tendências e conhecimentos adquiridos durante a NRF 2017.

A abertura foi feita pelo vice-presidente do IBEVAR, José Roberto Securato Junior. Ele comentou sobre a importância de trazer conteúdo a quem não pôde ir à feira realizada em janeiro em Nova York e sobre como as iniciativas apresentadas podem ser aplicadas no mercado brasileiro.

Em seguida, ele passou a palavra à diretora vogal do IBEVAR e diretora de conteúdo da Academia de Varejo, Patricia Cotti. Ela iniciou a apresentação falando sobre a importância da geração Millenial. “Um dos grandes desafios, hoje, é como conquistar este público. Esta geração é formada por pessoas inteligentes que gostam da diversidade e são bastante politizadas. Em razão disso, conhecê-los e entendê-los é de extrema importância para o setor”, afirmou.

A “365 Wholefoods” é um exemplo de empresa que vem desenvolvendo um trabalho direcionado aos Millenials. De acordo com Patricia, os responsáveis deixaram a comunicação mais clean, aberta e moderna e feita de maneira diferente para cada loja, algo completamente disruptivo no contexto do varejo.

Em seguida, ela falou sobre a experiência do consumidor. Entre as companhias que se destacaram neste assunto, estão a “Nike Soho”, cuja interatividade é o ponto-chave para atrair os consumidores; a “Samsung 837”, com destaque para a criatividade, a colaboração e os conceitos trabalhados de maneira alinhada à tecnologia; e a “Microsoft Flagship Store”, que consegue gerar fluxo de loja a partir da interatividade com os seus frequentadores.

Outro ponto que chamou a atenção durante as palestras da NRF foi o caso da “Cadillac House”. O conceito de loja aliado a uma galeria de arte é capaz de garantir o fluxo de pessoas que vão lá para ver as obras expostas e, por acaso, também encontram à disposição produtos que estão à venda.

Já a “Bonobos” se destacou como exemplo de empresa que trabalha de forma eficaz o conceito de omnichannel. “A loja física existe como ponto de contato com o consumidor. A compra é realizada via terminais dentro do espaço e o produto é enviado para o local mais conveniente para quem o comprou”, explica Patricia.

No que se refere à fidelidade, os destaques foram a “Walgreens” (que consegue ter um programa bastante eficiente e trabalha muito bem a inteligência de preço) e a “Game Stop” (são 75 mil lojas, 50 milhões de jogadores, 40 mil associados no programa de fidelidade e 80% das vendas feitas a seus públicos associados).

Também merecem destaque a “Indochino”, com sua aposta na customização e praticidade em seu novo modelo de negócio direcionado ao público masculino; a “Shoes of Prey”, cujo foco é a personalização e a customização de calçados femininos; “The Honest Company”, “Food52” e “Under the Canopy” e os seus respectivos programas de sustentabilidade, além de “Intel” e “IBM” (e suas tecnologias aplicadas), entre outras empresas.

Na parte final do encontro ainda foram discutidos a aplicabilidade dos conceitos apresentados na NRF, no que se refere à inovação de marketing no varejo, ao setor varejista brasileiro. O IBEVAR irá realizar o último encontro para falar sobre a NRF 2017 no dia 11 de maio, quando serão apresentados alguns cases que mais se destacaram na edição deste ano.

Fonte: IBEVAR