O IBEVAR avalia as intenções de compra dos indivíduos no Natal a partir das disposições em adquirir os produtos das categorias mais recorrentemente procuradas. O estudo aponta para um crescimento em relação ao Natal do ano passado. 

Das 38 categorias examinadas para o Natal observa-se em 25 delas, ou seja 64%, aumento das intenções de compra em relação ao Natal do ano passado. Para apenas 13 categorias, o que equivale a 34%, a comparação com o período de fim de ano é negativa.

Entre essas 38 categorias estão sinteticamente colocados os seguintes agrupamentos: eletroeletrônicos, plataformas de jogos, aparelhos de comunicação, artigos de vestuário, artigos para o lar, equipamentos para exercícios físicos e computadores.

Condições favoráveis 

Observa-se também que das 25 categorias com expansão em 2022, 14 delas, 56%, apontam o Natal de 2022 como o mais promissor do período 2018-2022. Três fatores explicam essa condição favorável.

Em primeiro lugar as melhores perspectivas para o Natal desse ano advêm da redução da inflação e o consequente impacto sobre a renda real das famílias. De fato, registra-se um aumento significativo da massa real de rendimentos ao longo de 2022: 11,5%.

Black Friday sem repercussão desejada 

Um segundo elemento que aponta nessa direção são as expectativas não atingidas no Black Friday. Ao que tudo indica a substituição de compras do Natal para o Black Friday foi menos intensa esse ano.

Finalmente o abrandamento da pandemia, em que pese, a nova variante, estimula também as vendas de final de ano.

Fonte: Redação IBEVAR