O IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo  e o CIMMO – The Chartered Institute of Marketing Management of Ontario firmam parceria para internacionalizar o conhecimento no mercado de consumo e de distribuição e estreitar relações entre Canadá e Brasil, inicialmente a partir de webinars, workshops, e realizar estudos comparativos do mercado brasileiro e do mercado canadense, os chamados cross-cultural studies (estudos interculturais).

Sérgio Frias, diretor de Experiência do Cliente (CXO) da CIMMO, presidente/CEO da FCBB – Federation of Canadian-Brazilian Business; e Claudio Felisone de Angelo, presidente do Conselho do PROVAR e IBEVAR, professor titular da FEA-USP e idealizador do curso MBA em Varejo da FIA – Fundação Instituto de Administração, contam sobre essa parceria.

IBEVAR-CIMMO – uma importante aliança

Cláudio Felisoni, presidente do Conselho do PROVAR e IBEVAR, relata que foi procurado pelo executivo, ex-vice-presidente da Embraer, professor em universidades canadenses, Sérgio Frias, CXO do CIMMO, instituto principalmente voltado para o desenvolvimento de assuntos relacionados à área de Marketing, com a proposta de estabelecerem parcerias na área de mercado de consumo e de distribuição. Uma aliança para desenvolver esforços conjuntos e promover o entendimento tanto da distribuição no Brasil como no Canadá, inclusive em áreas que particularmente dizem respeito ao e-commerce, em que o Brasil tem se destacado muito, o que é de grande interesse do CIMMO, assim como há muitos outros assuntos relacionados à experiência do consumidor que interessam sobremaneira a ambos, principalmente após as mudanças suscitadas pela pandemia.

Sérgio Frias, CXO da CIMMO, reforça que esta é uma parceria que permitirá conexões do mercado de Varejo do Brasil com o Canadá, e trocas de melhores práticas em ambos os mercados. Além disso, a parceria permitirá o intercâmbio entre os membros do IBEVAR e do CIMMO, tanto do ponto de vista de formação e capacitação, como de desenvolvimento de pesquisas conjuntas.

Um dos motivos e maiores desafios desta parceria é promover o entendimento das diferenças e similaridades entre os mercados do Brasil e do Canadá, para que o aprendizado mútuo seja potencializado.

No caso do CIMMO, Sérgio Frias cita outro desafio que é o idioma, pois a maior parte dos membros, clientes e voluntários do Instituto não fala Português, o que certamente os levará a encontrar os expoentes do Varejo canadense, que venham da comunidade brasileira ou de outras comunidades de língua portuguesa, já que este é o idioma oficial desta aliança.

Para iniciar a parceria, está sendo criada uma série de webinars e workshops que trarão temas de interesse comum, e contarão com a presença de grandes nomes do mercado internacional, como a honrosa participação da Loblaw Group, uma das maiores redes varejistas canadense. Ou seja, o papel do CIMMO e do IBEVAR é desenvolver esforços conjuntos para o desenvolvimento de pesquisas, seminários, workshops e programas voltados para o pleno entendimento do mercado de consumo tanto do Canadá como do Brasil, corrobora Cláudio Felisoni.

CIMMO – fomentando relações de conformidade entre Canadá e Brasil

O CIMMO é a única instituição de Marketing de Ontário, sem fins lucrativos, com consentimento da sua Majestade a Rainha Elizabeth II (Chartered), o que confere muita credibilidade à instituição, cujo propósito fundamental é transformar o mundo em um lugar melhor através do Marketing, prestando suporte ao desenvolvimento e capacitação dos profissionais de Marketing, para que estes possam ser mais produtivos e competentes para desenvolver, de forma ética, excelentes soluções para seus desafios diários em sua área de atuação. Ou seja, o foco é desenvolver a capacidade de criar soluções de Marketing responsável e ético.

Sérgio Frias evidencia que além de promover networkings regionais para aproximar os profissionais de Marketing locais, do Canadá, o Instituto também oferece programas de capacitação em parceria com outras instituições, como o CX Hub, primando pela qualidade da formação dos alunos de graduação do Canadá, por meio do seu programa de avaliação e de acreditação dos cursos de Marketing em Colleges e Universidades parceiras, incluindo a certificação técnica de profissionais de Marketing (Digital Marketing, Marketing Management, MarTech e Marketing Analytics), bem como a certificação como CPM – Chartered Professional Marketer, em reconhecimento às conquistas dos profissionais de Marketing em suas carreiras.

Saiba mais sobre o CIMMO em: www.cimmo.org 

Fonte: IBEVAR