O simbolismo do feriado de Páscoa de 2022 tem clima de reencontro. Sem as restrições sanitárias impostas pela Pandemia, a expectativa é que a celebração aqueça as vendas e adoce o faturamento do varejo na categoria de chocolate.

Apesar da inflação em alta e dos juros elevados, que prejudicam o poder de compra da população, empresas do setor de chocolate acreditam que o consumidor manterá o costume de presentear amigos e familiares, principalmente porque este ano será o primeiro, após dois anos de restrições impostas pela pandemia, em que os reencontros e as celebrações poderão e irão acontecer com força.

Pesquisas de mercado não apostam nesse otimismo. O recente levantamento feito pelo IBEVAR sobre intenção de compra dos produtos relacionados à Páscoa, mostram um cenário nada positivo. De acordo com a projeção, o índice de intenção de compra para a Páscoa 2022 cai 6.7% em relação à 2021.

A análise da curva iniciando na pré-pandemia, até 2022 mostra que a intenção de compra havia subido 7,3% na comparação 2018 | 2019 com queda de 48,3% em 2020, com a chegada do novo coronavírus, recuperação de 51,7% em 2021 e novo recuo este ano, refletindo o cenário econômico atual.

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Faltando poucos dias para a data comemorativa, algumas marcas do setor divulgaram faturamento superior ao dos últimos anos e ainda projetam mais vendas até o domingo de Páscoa.

Até o fechamento da data, a Lacta tem uma previsão de aumento de 10% nas vendas. Ontem, Daniel Roque, Diretor de Expansão e Canais de Venda da Cacau Show, conversou com a equipe de jornalismo do IBEVAR, e informou que o feriado nem chegou ainda e a Cacau Show está trabalhando com vendas 30% maiores que em 2021.

Planejamento e ações promocionais

Ele conta que algumas ações foram estabelecidas com antecedência e colocadas em prática ao longo do início do ano de 2022. “Reforçamos a atuação das lojas através dos canais de vendas, ampliamos o número de lojas (só em 2021 foram mais de 500 unidades), trabalhamos fortemente os insumos com fornecedores para menor repasse de preços possível, aceleramos o programa de relacionamentos Cacau Lovers, diversificamos os canais de divulgação pensando na comunicação da campanha, ampliamos e trouxemos novidades no mix de produtos, ou seja, uma série de ações, acreditando na campanha e na aceleração da economia”, comenta o executivo.

Com isso, vemos como as ações promocionais são importantes para o varejo. Quando fazem parte de um planejamento bem estruturado, podem ter impacto significativo no processo de decisão dos consumidores. Formas inovadoras de benefícios, como o cashback, podem atrair consumidores e ter relevância na preferência do cliente em sua jornada de compra.

Daniel Roque reconhece o momento econômico do Brasil e acreditamos que a inflação torna a equação mais complexa. “Infelizmente, o custo da matéria-prima tende a sofrer impactos. Entretanto, continuaremos buscando melhorar a nossa eficiência, com o bom uso dos recursos, sem impactar JAMAIS na qualidade dos produtos, buscando repassar o mínimo possível para o consumidor”, enfatiza ele.

Mercado ainda em movimento

 A perspectiva é que o e-commerce, que ganhou força durante a pandemia, siga em alta nesta Páscoa. No feriado do ano passado, o comércio de chocolate pela internet – incluindo ovos, tabletes e bombons – cresceu quase 20 vezes em número de pedidos na comparação com 2019, antes da chegada da Covid.

Um levantamento sobre as buscas feitas no Google mostrou que 72% dos brasileiros ainda vão decidir sobre as marcas dos produtos que pretendem comprar. Revelou também que as buscas sobre “Páscoa” cresceram 24% em comparação ao mesmo período do ano passado e avaliou que 64% das pessoas pretendem celebrar a Páscoa este ano.

Feliz Páscoa! 

Fonte: Redação IBEVAR