O que esperar das vendas no Dia das Mães desse ano? Essa é a pergunta que o estudo IBEVAR – FIA BUSINESS SCHOOL respondeu. Não há dúvida que a celebração é uma das datas mais importantes do calendário comercial. Os resultados de muitas operações varejistas dependem e muito do que acontece nesse período.

Pode-se dizer que há dois tipos de presentes: os chamados utilitários e os afetivos. Os utilitários são os itens qualificados como úteis, práticos ou funcionais. Por outro lado, os afetivos estão relacionados aos sentimentos e as emoções.

Seja como for o interesse em celebrar o Dia das Mães em 2023 é 16,4% maior que o registrado em 2017, período inicial da série.

Entretanto, o presente afetivo ganha destaque esse ano e estreita o lugar do presente utilitário para as mamães. Ou seja, flores no lugar de fogões.

Perfil das compras dos filhos em 2023

Valendo-se de nada menos que sessenta milhões de unidades de informação (textos, vídeos e falas) coletadas três semanas antes da data e uma semana após o IBEVAR – FIA BUSINESS SCHOOL traçaram o perfil das compras para esse ano, aplicando recursos de IA Inteligência Artificial e NLP Natural Language Processing. No caso de 2023 a semana posterior a referida data foi evidentemente projetada com base em recursos de séries temporais.

O estudo identificou treze categorias típicas: bolsas, cafeteiras, canecas, celulares, flores, fogões, geladeiras, ida ao restaurante, lavadoras, microondas, notebooks, perfumes, televisores. Esses produtos foram escolhidos tendo em vista a recorrência de compras nessa data específica. Porém, eles traduzem interesses mais amplos, ou seja, são os representantes de todas as intenções de compra.

Essas treze categorias foram agrupadas em três grupos tendo em vista as disposições de compra para 2023 comparativamente a 2022: as promissoras, as estáveis e as não promissoras. As promissoras apresentam crescimento: flores (27,9%), microondas (9,4%), ida a restaurantes (5,6%). As categorias estáveis registram pequena variação, muito embora no caso de 2023 todas apontando pequena queda: cafeteiras (-3,1%), notebooks (-3,4%), perfumes (-3,5%), televisores (-4%). Por fim para as categorias ditas não promissoras o estudo IBEVAR-FIA aponta quedas significativas: lavadoras (8,9%), canecas (11%), cafeteiras, (13%), celulares (13,3%), fogões (14,9%), bolsas (28,9%).

Presentes utilitários versus afetivos

Como se vê no grupo das promissoras com três categorias apenas microondas é um item definido como utilitário. Observa-se que mesmo nesse caso o item microondas é um substituto óbvio dos fogões. Já no grupo dos não promissores estão praticamente todos os itens associados ao atendimento de necessidades utilitárias.

Como explica o Claudio Felisoni de Angelo, Presidente do IBEVAR e professor da FIA: “O varejo não é apenas constituído pelas empresas comerciais, operando física ou virtualmente. O varejo liga quem produz algo, um bem ou um serviço, com o consumidor final. O estudo do IBEVAR – FIA BUSINESS SCHOOL mostrou que para o Dia das Mães de 2023 o segmento mais tradicional, comércio de bens duráveis, apresentará um desempenho muito aquém do ano passado. Esse resultado se explica pelo nível da taxa de juros (5,5% am.) e o alto endividamento das famílias. Nessas condições os segmentos que são também varejo, mas se distanciam bem mais do crédito se destacam. São os sinais de afetividade substituindo aquilo considerado útil”.

Fonte: Redação IBEVAR