A Oracle inaugurou sua primeira loja física no Brasil, que traz aos clientes soluções em inovação, com foco no varejo. O espaço foi replicado em realidade aumentada que irá funcionar como um laboratório para o varejista. 

A ideia é que o empresário experimente as soluções da Oracle como se fosse um consumidor, e assim possa avaliar o que faz sentido para o seu nicho. Entre as funcionalidades disponíveis estão o self-check out (caixa de autoatendimento), etiquetas inteligentes que permitem mudanças de preços simultâneas no e-commerce e na loja física, e também recursos de reconhecimento do cliente com o uso de sensores inteligentes.

Inovação acessível 

“É possível, por meio dos sensores, saber quando o cliente entra na loja física. Baseado no histórico de busca dele, o sistema envia notificações no smartphone desse consumidor, direcionadas para o produto ou marca que ele está procurando”, explica Marcelo Pivovar, head de Tecnologia e Inovação na Oracle Brasil.

O espaço foi desenvolvido depois que a Oracle percebeu uma dificuldade dos varejistas em visualizar como poderiam trazer inovação para os negócios de uma forma mais prática e que correspondesse ao dia a dia do varejo hoje. “O que a gente quer é mostrar que é possível inovar e transformar a loja dele em uma experiência muito mais enriquecidora para o cliente”, diz Pivovar. “Mas a inovação tem que ser factível no comércio local, e tem que ser acessível para que qualquer varejista possa aplicar isso em 100 lojas, porque a escalabilidade também é um desafio”, acrescenta.

O objetivo é mirar um público mais jovem, que gosta de fazer compras em meios alternativos de e-commerce. “As lojas virtuais simulam muito ambientes de games, e a gente pode inclusive colocar o cliente dentro de um game. Queremos trazer essa ótica de realidade mista e de experimentação, para que os clientes também comecem a ter um gostinho de metaverso”, explica o executivo.

Fonte: Divulgação e Redação IBEVAR