O Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR) realizou nesta quinta (11), o Pós-NRF Cases de Varejo. Este foi o último encontro do ano para falar sobre as principais tendências e conhecimentos adquiridos durante a Retail’s Big Show, realizado em janeiro, em Nova York.
A abertura da apresentação foi feita pelo vice-presidente do IBEVAR, José Roberto Securato Junior. Ele falou sobre a importância do que é feito pelo varejo em outros países e como as iniciativas podem ser aplicadas no Brasil. Em seguida, passou a palavra para a diretora vogal do IBEVAR e diretora de conteúdo da Academia de Varejo, Patricia Cotti, que apresentou os principais cases da feira.
Entre os cases que chamaram a atenção como exemplos de experiência do consumidor estão os da “Nike Soho”, que segue a tendência norte-americana de, cada vez mais, investir no modelo de lojas-conceito; a “Sonos”, empresa que já vem se reinventando há algum tempo ao explorar as sensações, um diferencial para seus frequentadores; a “Apple”, cuja criação de um ambiente para a geração Millennial é um dos seus atrativos; e a “Au Pont Rouge”, de origem russa, que alia a tecnologia em um espaço que também é um museu.
Outro tópico de destaque é o que diz respeito ao Storytelling. Para Patricia, três empresas chamaram a atenção: “Fleurty Girl”, cujo propósito e noção de comunidade são fundamentais para o seu sucesso; e a “Robin Candy”, que faz a alegria dos consumidores ao voltar ao tempo das antigas lojas de doces.
Quando o assunto é a geração Millennial, a diretora vogal do IBEVAR destaca a “365 Wholefoods”. Para ela, é um exemplo de negócio que vem desenvolvendo um trabalho para este público. “Os responsáveis pela companhia deixaram a comunicação mais clean, aberta e moderna e feita de maneira diferente para cada loja, algo completamente disruptivo quando pensamos no contexto do varejo”, afirma. “Outro destaque é a “Muji”. Ela trabalha com o conceito de no brand (em português, sem marca), que vai na contramão do que é usual, tornando-se interessante para esta geração, que não quer se identificar com uma determinada marca”, complementa.
Patricia também falou sobre a “Rocksbox Jewery”, loja de compartilhamento de joias, como exemplo de case cujo serviço de assinatura é um modelo de negócio eficaz; sobre a “Indochino”, com a sua aposta na customização e praticidade direcionadas ao público masculino e a “Shoes of Prey”, cujo foco é a personalização e a customização de calçados para as mulheres.
Em relação à tecnologia, os destaques foram a “AlpStories” (o atendimento é feito por robozinhos) e a loja de materiais russa, “Petrovich” (toda a compra é realizada in loco, via tablet, sem que o consumidor precise carregar os produtos. Ao terminar, os itens serão entregues no carro – no estacionamento – ou no endereço escolhido).
Na parte final do encontro, o público presente discutiu sobre a aplicabilidade das tendências e conceitos apresentados na NRF. A próxima edição da feira será realizada nos Estados Unidos, em janeiro de 2018.
Fonte: IBEVAR