O momento atual é de crise e oportunidades. Você já se perguntou como as grandes empresas estão lidando com os desafios do mercado? O que será que o McDonald’s pensa sobre o mercado de consumo no Brasil?

Para descobrir, entrevistamos o vice-presidente da Arcos Dourados Brasil, Dorival Pereira Oliveira. O VP é o convidado do próximo webinar, que será realizado pelo IBEVAR, no dia 18/05/21. O evento é online, gratuito e também conta com a presença do Prof. Claudio Felisoni.

Confira a entrevista abaixo!

Em primeiro lugar, você acredita que estamos vivendo um momento de crise no varejo brasileiro?
Sem dúvidas, o setor varejista foi um dos mais impactados pela crise gerada com a pandemia de Covid-19. No entanto, temos uma visão otimista para os próximos meses, com uma melhora gradual desse cenário a partir do avanço da vacinação da população e da flexibilização das medidas restritivas em todo país.

A prioridade do McDonald’s Brasil neste momento tem sido a proteção de nossas pessoas, tanto com a preocupação da companhia com a preservação de posições de trabalho, quanto com iniciativas que reforçam a segurança de nossas equipes e dos clientes e parceiros.

Na sua opinião, partindo da sua experiência no McDonald’s Brasil, quais são os maiores desafios atuais dos varejistas?
Um dos principais desafios para os varejistas, principalmente para os pequenos e médios, é encontrar formas de diversificar seus canais. É uma das principais tendências e soluções para os problemas que o mercado vê no momento, mas é desafiador preparar a operação. No caso da Arcos Dorados, temos apostado em nossa plataforma denominada 3Ds – Drive-Thru, Delivery e Digital – como um grande diferencial estratégico.

No primeiro trimestre de 2021, 37% das vendas do McDonald’s Brasil vieram de vendas digitais na América Latina, região onde chegamos a 52 milhões de downloads do nosso app. No mesmo período, o serviço de Drive-Thru apresentou um crescimento de 55%, em moeda constante, em relação ao 1º tri de 2020 e representou 39% das vendas totais.

Já o Delivery mostrou crescimento de 208%, em moeda constante, neste primeiro trimestre de 2021 em comparação com o mesmo período de 2020, representando 17% das vendas totais do trimestre.

Existe algum desafio específico do varejo de alimentos? Como o McDonald’s Brasil lida com isso?
No atual cenário, o principal desafio do nosso segmento tem sido trazer segurança para que as pessoas possam voltar a consumir da forma que elas desejam, principalmente nos salões. No nosso caso, para reforçar a confiança do consumidor em nossa marca, lançamos o programa McProtegidos, criado para comunicar todos os cuidados adicionais que passamos a tomar.

Isso inclui a implementação de um protocolo especial de operação, que estabeleceu o uso de máscaras, luvas e viseiras de proteção pelos funcionários, instalação de barreiras acrílicas nos pontos de atendimento, demarcação de distanciamento, entre outras iniciativas.

Também reforçamos os procedimentos de higiene já existentes na rede, como aumento na frequência da limpeza de equipamentos e superfícies, ampliação do número de dispensers de álcool em gel nos restaurantes, entre outros.

O programa é destaque na comunicação do Portas Abertas Online, nossa iniciativa para levar para o mundo virtual, em uma experiência inovadora e imersiva, o programa de visitação que já levou mais de 10 milhões de pessoas às nossas cozinhas. Para conferir, basta acessar o site.

Além disso, outro desafio é trazer produtos que sejam relevantes para o atual momento que a sociedade vive. Este foi um ponto estratégico para nós no período da pandemia. Focamos tanto em nossos produtos clássicos, que são os favoritos dos clientes, como o Big Mac, o Cheddar McMelt e as Casquinhas, além de inovarmos com soluções que atendiam demandas que surgiram desse período, como a plataforma Méqui Box, que disponibiliza uma série de combinações de produtos para atender grupos e famílias com o melhor custo benefício. Em alguns casos, as ofertas chegam a garantir 30% de economia.

Qual recomendação você daria para um negócio que deseja aproveitar o momento para se destacar entre a concorrência?
Mais do que nunca, este é o momento para ouvir o cliente e entender os seus desejos, necessidades e anseios, para desenvolver ações para estar cada vez mais próximo do consumidor.

Temos investido muito na escuta ativa, que é a prática de ouvir o cliente pelos mais diferentes canais de comunicação. Mas além disso, é necessário agilidade para fazer as adaptações na velocidade exigida.

Qual é a visão de futuro do McDonald’s Brasil para o mercado brasileiro?
Acreditamos em uma melhora gradual do mercado como um todo a partir do segundo semestre, quando o programa de vacinação tiver atingido a maior parte da população. Nós apostamos nessa recuperação e inauguramos dez novos restaurantes em diversas cidades brasileiras durante o primeiro trimestre do ano, como parte do nosso plano de expansão para a região em 2021.

Essas aberturas, somadas às movimentações de outras empresas, geram novas posições de trabalho diretas e indiretas, levando oportunidades para essas localidades e movimentando o mercado como um todo.

Na sua opinião, qual a melhor forma de se preparar para o que está por vir e aproveitar as oportunidades?
Acredito que um dos pontos cruciais é o da escuta ativa, que já mencionei. É preciso entender o que o cliente quer. Ao longo da pandemia isso tem sido importante para definirmos novos canais de contato, serviços e produtos que correspondam às suas expectativas e se encaixem em sua realidade atual.

Com isso, lançamos serviços como o recurso Méqui Sem Fila em nosso aplicativo próprio, abrimos o novo canal de contato Méqui Zap e lançamos produtos como a Casquinha em Casa e a venda dos molhos de Big Mac e Cheddar.

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Fonte: IBEVAR