Todas as redes socias que pertencem à empresa de Mark Zuckerberg saíram do ar e gerou enorme prejuízo a muitas empresas. O que levou o mercado a refletir sobre como gerir a tecnologia em cada negócio. 

Vivemos a era da tecnologia e os avanços da internet são uma constante. A implementação de plataformas digitais para vendas e gerenciamento de clientes é uma realidade presente no setor que cada vez se alinha mais com plataforma de venda on-line para atender a mudança de hábito do consumidor. As compras pela internet cresceram exponencialmente em 2020, muito em virtude da pandemia.

Canais de relacionamento

Os canais de comunicação virtual se tornaram grandes aliados de contato entre o cliente e a empresa. No cenário do trabalho home-office, Instagran, Facebook e Whatsapp, puderam ser pilares de sustentação de pequenos e médios varejistas durante o período de confinamento.

Estatísticas que avaliam o relacionamento entre clientes e empresas dizem que aplicativos de mensagens, especialmente o Whatsapp, ultrapassaram as redes sociais como principal meio de comunicação. Só no Brasil, mais de 5 milhões de empreendedores se cadastraram no Whatsapp Business em junho de 2021. A ferramenta foi desenvolvida justamente para facilitar a comunicação entre empresas de todo porte e seus clientes.

Passados quase dois anos, o uso das redes se mantém como canal de negócios. Por essa razão a pane ocorrida no início do mês foi tão impactante. Empresas que condicionaram suas relações com o cliente através do Whatsapp viram seu faturamento despencar em 7 horas de paralização.

Os prejuízos não se concentraram apenas às empresas de menor porte. Grandes marcas também sentiram o impacto desse problema sistêmico do Facebook, mas em menores proporções. Com certeza, os pequenos e médios varejistas sofreram mais consequências.

Análise de risco

Para Lúcio Moraes, Diretor do Comitê de Tecnologia e Inovação do IBEVAR e Diretor de Transformação Digital, Líder de Negócios de Varejo da
Teltec Solutions “falhas podem existir em qualquer empresa e faz parte do jogo, porém é preciso olhar com muita calma esse impacto. Hoje as principais redes sociais, que o varejo faz uso, está debaixo de um único grupo. Se a estratégia da empresa vai usar este caminho, precisa fazer a análise de risco e impacto para o negócio”.

É fato considerar que não se pode mais fugir do universo da tecnologia, mas é importante estar preparado para gerar soluções práticas e rápidas em momentos como esse. A base sólida de conhecimento em gestão do seu negócio e inteligência de mercado traz expertise para a análise de riscos e criação de estratégias de superação de crise.

Isso mostra como o mercado precisa estar atento e versátil, buscando comunicação multicanal e alternativas criativas que o mercado exige.

O IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo foi fundado por um grupo de profissionais ligados ao setor varejista com o objetivo de estabelecer grupos de discussão, relacionamento e conhecimento a respeito deste mercado e possui uma parceria com a FIA – Fundação Instituto de Administração, uma das melhores escolas de negócios do Brasil em cursos de MBA e Pós graduação na área, que oferece diversos modelos de aprendizado e troca de conhecimento nesta linha. Clique aqui para conhecer e aumentar o potencial estratégico de seu negócio.