Manter o controle financeiro de uma empresa varejista é extremamente importante para os negócios, inclusive com estratégias de como driblar a crise, prever impactos da inflação e otimizar os resultados. Saber o valor da empresa também é essencial. Devido à importância do assunto, o Professor Marcos Piellusch, coordenador de cursos na FIA – LABFIN.PROVAR, foi convidado a participar do evento internacional Global Money Week, representando a FIA e a B3. 

A administração financeira é uma atividade central em qualquer empresa. Especialmente no segmento varejista, o controle financeiro é fundamental para a sustentabilidade do negócio. Com a previsão, o varejista fica mais seguro ao tratar com os fornecedores, negociando prazo de pagamento e quantidade em troca de melhores preços. Com seu giro diário crescente, sua loja, seja física ou virtual, entra em um ciclo virtuoso de mais vendas, mais caixa e mais possibilidades. Com esse conhecimento, é possível até mesmo prever impactos da inflação e otimizar os resultados. Essa é a dinâmica perfeita, desejada por todo varejista.

Inflação impacta nas finanças do varejo

Ao analisar o setor atualmente, é notável perceber como a flutuação dos preços e a inflação em dois dígitos tem movimentado o mercado. Contudo, para Cláudio Felisoni, presidente do IBEVAR, “é muito melhor lidar com um cenário pessimista, mas de riscos em que se consiga atribuir probabilidades, onde seja possível fazer um processo de planejamento, do que uma situação de incerteza absoluta, pois nesse contexto não é possível se prevenir”, avalia. E ele sabe bem o que é estar pautado em conhecimento de mercado, pois o IBEVAR realiza mais de 40 pesquisas anuais e oferece ao setor para os profissionais que atuam no varejo possam se munir de informações precisas e tome as melhores decisões estratégicas. E claro que as finanças estão nessa pauta. No Portal do Instituto é possível baixar gratuitamente o estudo E-Flation – Índice de inflação na internet, no período de dezembro/2021, que traz uma projeção econômica do mercado. “Para o primeiro semestre de 2022 o IBEVAR estimou queda de consumo no varejo em pelo menos 6 segmentos em razão principalmente da inflação que permanece em dois dígitos”, comenta Felisoni.

Conhecer o valor das empresas

Mas a importância do tema sobre administração financeira não se limita apenas aos negócios. Há uma preocupação mundial acerca da educação financeira, já que por meio dela é possível transformar o conhecimento de jovens e crianças em prol da economia futura. Visando a propagação desse tema, nesta semana (de 21 a 27 de março), acontece o evento internacional Global Money Week, em que o Professor Marcos Piellusch, coordenador de cursos na FIA – LABFIN.PROVAR com vasto conhecimento na área financeira, foi convidado a participar, representando a FIA e a B3.

No webinar realizado ontem, o professor aborda o seguinte questionamento: Qual ação devo comprar? O objetivo dessa explanação é esclarecer como é possível conhecer o valor das empresas e saber a forma de selecionar as ações para investimento na bolsa.

Para facilitar o entendimento, trazemos mais abaixo o vídeo completo desse webinar. Você pode ver que o professor explica de uma maneira muito prática, com exemplos sobre o mercado financeiro e as decisões de investimentos, tanto para quem ainda não conhece como para quem atua na área de Finanças. Claro que não passa recomendação, mas mostra quais empresas se enquadram nas características existentes nesse mercado.

Significado e objetivo de uma ação

Adiantando o tema, separamos algumas informações relevantes para quem deseja começar a investir. Primeiro, é importante saber que uma ação é parte do capital de uma empresa. Logo, se você possui alguma ação de uma empresa, você é acionista e, portanto, se beneficiará dos resultados da empresa.

Um segundo ponto que você deve saber é que as empresas emitem ações com o objetivo de obter recursos e investir em expansão, em capital de giro, para pagar dívidas. Ou seja, são diversas as fontes de recursos e necessidades das empresas que dividem seus valores em ações.

Marcos Piellusch explica o significado de Mercado Primário e do Mercado Secundário: “A partir desse momento, o dinheiro da compra e venda das ações vai fluir entre os investidores. Cada um procura uma corretora, as ofertas são registradas na bolsa em diferentes preços. Alguém quer comprar e alguém quer vender e chega à execução da operação”. Assim, ocorre o fluxo do dinheiro, e a bolsa exerce papel importante na pós-negociação também.

Compra e Venda

Dessa forma, não podia deixar de demonstrar os motivos pelos quais acontece a flutuação dos preços. Além disso, um aspecto bastante relevante para quem não conhece o tema é entender como se estima os valores das ações.

“Você tem um cenário que está associado a um valor justo e, a partir desse valor, você pode dizer que o valor é justo ou não, e pode comprar ou não, se achar que a ação está barata”, acrescenta Piellusch. E quanto a ser pessimista, realista ou otimista o professor afirma: “Você pode torcer, mas a sua torcida não pode influenciar o cenário”.

Ainda sobre o conceito de Valuation, durante o webinar foi possível esclarecer sobre as características das empresas de alto valor, em fase inicial ou aquelas maduras no mercado. Nesse momento, o professor apresenta gráficos com valores comparativos, fazendo a conexão desses dados de referência com os riscos de investir nas ações conforme os tipos de empresas.

Ficou curioso para saber mais detalhes? Então, assista ao vídeo e compreenda melhor sobre o mercado de ações, além de como cada uma delas pode se adequar ao seu perfil de investidor. Mesmo que você já invista em ações, ou se você nunca teve coragem de investir, nesse evento são mostrados exemplos reais, que vão lhe ajudar a tomar melhores decisões de investimento. Confira:

Fonte: FIA – LABFIN.PROVAR e Redação IBEVAR