Recentemente a TV Record apresentou uma pesquisa intitulada “O brasileiro e o consumo”. O trabalho teve como base 1000 pessoas entrevistadas sendo 42% da amostra levantada no Sudeste, 28% no Nordeste, 15% Sul, 8% Norte e 7% Centro Oeste.
Respondendo a principal pergunta “Você gasta mais do que ganha?” 67% responderam afirmativamente. Ou seja, apenas 33% dos ouvidos pela emissora declararam conseguir restringir suas despesas dentro do orçamento mensal. Esse percentual é explicado naturalmente pelo aumento da inflação, acima de 12% aa., que deteriora o poder de compra das famílias.

O trabalho mostrou ainda outros resultados interessantes. Um desses aspectos é o seguinte. Nada menos que 39% das pessoas ouvidas disseram que as compras online são sua forma preponderante de aquisição. Os outros sistemas são em ordem decrescente: shopping 23%, mercado 22%, loja de rua 16%.

Conclui-se que a pandemia esvaziou o bolso dos consumidores e efetivamente abriu os olhos dos indivíduos para novas possibilidades de interação com o varejo. Se essas novas possibilidades ajudaram, mais competição, ou aumentaram o aperto, compras por impulso, é algo que vale a pena investigar.

Artigo escrito por Profº Dr. Claudio Felisoni de Angelo, Presidente do IBEVAR