Pesquisa de Dia das Mães de 2022 enfatiza momento econômico atual em que o crescimento da inflação deteriora o poder de compra das famílias e compromete as vendas. Esse é um cenário que se repete ao longo dos últimos meses.
O Dia das Mães é uma das comemorações mais esperadas pelo varejo, porém, o mercado ainda sofre impactos econômicos que influenciam no crescimento das vendas.
O IBEVAR realiza mais de 40 pesquisas sobre comportamento de consumo e mercado de varejo e as datas sazonais mais importantes fazem parte desse conjunto de estudos. E pela primeira vez, em cinco anos, o aquecimento das vendas nessa data cai 1,6%, segundo os dados apurados na projeção do IBEVAR.
Momento de cautela
Essa queda não é uma grande surpresa! Apesar do mercado estar na expectativa de uma retomada da economia e encontrar nessas datas uma oportunidade de bons negócios, o reflexo do atual momento econômico do país insiste em frustrar essas expectativas. O aumento da inflação desacelera investimentos, trava por completo a economia e diminui consideravelmente o poder aquisitivo das famílias. Outro ponto importante a destacar é que, além da retomada não ter acontecido após um dos períodos mais desafiadores para o varejo que foi durante a pandemia, tivemos ainda o fim do auxílio emergencial, que engessa ainda mais a intenção de compras de qualquer coisa que saia do orçamento de rotina.
Diante desse cenário, pode-se dizer que as mães receberam muito mais carinho de seus filhos do que presentes materiais.
Segundo a pesquisa realizada pelo IBEVAR, a intenção de compra para o Dia das Mães de 2022 deve sofrer uma redução de cerca de 1,6%, pela primeira vez em cinco anos. Os participantes ouvidos pela pesquisa que pretendem comprar um presente para comemorar a data indicaram também as marcas preferidas nos segmentos de Eletrodomésticos, Eletrônicos, Vestuário e Beleza.
“A explicação para esse movimento inédito em anos é o atual cenário econômico do nosso país com restrições impostas principalmente pela deterioração do poder de compra das famílias e o aumento da inflação, que segue impactando as vendas. A queda também reflete o fim do auxílio emergencial, que alavancou resultados em anos anteriores”, avalia Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR.
Histórico do estudo
Com série histórica iniciada em 2018, a projeção de intenção de compra para o Dia das Mães registrou aumento de 12,8% no segundo ano de medição, 2019. Em 2020, ano que foi implementação do auxílio, o crescimento foi ainda maior, alcançando 20,5%. Em 2021, a intenção de compra começa a refletir o atual cenário econômico do país e a curva de alta foi menor ainda que positiva, com 2,6%.
A pesquisa também identificou as marcas preferidas de quem pretende presentear nesse Dia das Mães com eletrodomésticos, eletroeletrônicos, artigos de beleza ou vestuário.
Preferências apontadas
Em Eletrodomésticos, Eletrolux e Brastemp encontram-se na primeira e segunda posição, respectivamente, quando a intenção é comprar geladeira, fogão, micro-ondas ou máquina de lavar. A terceira colocada é a Consul, que perde a posição apenas para a Philco quando a preferência é dar um micro-ondas. Se a ideia é comprar panela elétrica, o ranking é composto pela Mondial, Eletrolux e Philco.
Na hora de comprar um aparelho celular, a Apple é líder pelo quinto ano consecutivo, seguida da Xiaomi, que ocupa o segundo lugar pelo quarto ano, e Motorola, que sobe para a terceira posição, que pertencia a Samsung desde 2019.
Quem prefere dar perfume de presente, opta mais pela Natura e O Boticário, enquanto o terceiro lugar fica com Eudora, que assume a posição pela primeira vez desde 2018. Em Vestuário, o ranking é formado pelas lojas Renner, Riachuelo e Marisa há cinco anos.
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Fonte: Redação IBEVAR