Em artigos e conteúdos sobre carreira e vida profissional, existe uma dica que aparece em quase todos eles: desenvolva uma boa rede de contatos. De fato, é uma recomendação valiosa para todos os âmbitos da nossa vida. Afinal, a prática de construir relações é tão antiga quanto a própria humanidade. Porém, o networking profissional se distingue por apresentar um caráter um pouco mais objetivo, com meios e fins bem definidos.
Neste artigo, vamos justamente compartilhar dicas para você manter ativo esse componente tão importante para o nosso desenvolvimento profissional e pessoal.

Networking: criando e alimentando conexões relevantes

Networking é uma palavra que vem do inglês e que significa algo como o trabalho de desenvolver uma rede — em outras palavras, criar conexões. No que diz respeito ao mundo profissional, networking é a atividade voltada a estabelecer e manter contatos relevantes. Com o tempo, tal prática foi ganhando cada vez mais espaço, sendo entendida, com razão, como uma maneira de abrir caminhos e criar oportunidades de crescimento na carreira.
Hoje em dia, aliás, uma das redes sociais mais relevantes tem como objetivo central justamente favorecer o networking entre os profissionais de todas as áreas: o LinkedIn. Nele muitas pessoas não só buscam recolocação profissional por meio de indicação de contatos, como também, e mais importante do que isso, cultivam uma boa rede de conexões, capaz de ajudá-las a ficar cada vez mais próximas de seus objetivos de carreira. E você, como tem feito o seu networking, tanto online quanto presencialmente? Vamos refletir juntos sobre alguns pontos que podem ser úteis para ampliar e fortalecer sua rede de contatos? Acompanhe-nos, então, na leitura dos tópicos seguintes.

Pratique a escuta ativa

O segredo para construir uma boa relação está na escuta ativa. Como você avalia a sua capacidade de ouvir? Por exemplo, quando você conhece alguém ou mesmo numa conversa com um contato de anos, seu impulso é disparar a falar e não abrir espaço para o outro se colocar também? E quando alguém está falando, você está realmente escutando para compreender o ponto de vista dele/dela? Ou simplesmente está aguardando o momento de trazer o foco de volta para você? O ponto-chave de uma comunicação de fato eficiente é a escuta ativa e verdadeira, que leve em consideração o que outro diz. Por isso, sobretudo quando estiver conhecendo alguém, escute mais e fale menos.

Não tenha medo de iniciar uma conversa com alguém que você não conheça

Uma das grandes dificuldades do networking feito ao vivo é descobrir como iniciar uma conversa com alguém desconhecido. Um bom caminho é iniciar o papo com uma pergunta. Dessa forma, você dá ao outro a oportunidade de falar sobre algum assunto. Já vimos acima a importância da escuta ativa, lembra? Portanto, demonstre interesse pelo que a outra pessoa está dizendo. Assim, ela se sentirá confortável para se aprofundar naquilo que está compartilhando com você. Então, quando ele/ela fizer alguma pergunta, você terá a oportunidade de trazer à tona sua narrativa. Mas não esqueça: contar sua história nunca pode ser sinônimo de monopolizar a conversa. Quando o papo estiver se encerrando, não deixe a pessoa ir embora sem que vocês tenham trocado suas informações de contato, especialmente seus perfis no LinkedIn.

Tenha a sua história na ponta da língua

Tão importante quanto ouvir é saber contar sua história: sua trajetória profissional, suas experiências, suas conquistas. É importante, então, que você tenha uma narrativa sólida para apresentar aos seus contatos. Isso porque ela vai impactar a maneira como eles percebem você e, portanto, a disposição deles para ajudá-lo a traçar seus próximos caminhos. Nessa narrativa, procure sempre ressaltar os pontos altos da sua carreira — aqueles que refletem todo o seu potencial — e compartilhe com clareza quais são seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

Esteja em contato frequente com a sua rede

Hoje em dia, com tantos recursos tecnológicos e redes sociais à nossa disposição, é bem mais fácil nos mantermos em contato com colegas de trabalho e futuras parcerias profissionais, especialmente pelo LinkedIn. Manter contato frequente e produtivo com sua rede é fundamental para que o seu networking seja efetivo. Como em qualquer situação da vida, a constância e a consistência são as responsáveis por produzir relevância nesse caso.

Procure sempre por novos contatos

Como você já sabe, o LinkedIn é uma rede social criada especialmente com a finalidade de proporcionar a conexão entre potenciais parceiros de trabalho e mapear novos contatos. Uma nova conexão é sempre uma chance para você dar um passo a mais no seu crescimento profissional por meio da troca de experiência com pessoas que compartilham de interesses de carreira muito similares aos seus. Fora do LinkedIn, por exemplo, a busca por novos contatos pode acontecer num curso de aprimoramento dos seus conhecimentos, seja ele online ou presencial. Esses ambientes de aprendizagem permitem o convívio entre pessoas com interesses muito parecidos e, ao mesmo tempo, trajetórias profissionais e pessoais muito distintas entre si. Essa diversidade favorece a troca de saberes e o aprendizado conjunto, além de possibilitar que os alunos criem conexões que podem se transformar em sólidas parcerias de trabalho e mesmo em amizades para uma vida toda.

Incremente seu perfil no LinkedIn

Antes de mapear e estabelecer novas conexões no LinkedIn, por que não revisar e aprimorar as informações do seu perfil na rede? Sabemos que um perfil atualizado, detalhado e bem elaborado é um cartão de visitas muito mais convidativo para quem não conhece a sua trajetória e mostra com mais força o profissional relevante para o mercado que você é. Investir numa versão em inglês (ou em outro idioma que você dominar) também é uma excelente forma de ampliar sua rede em escala global.

Produza conteúdos relevantes

Além de elaborar um bom perfil, é importante que, na medida do possível, você tente produzir conteúdos para compartilhar no seu LinkedIn. Mais do que incrementar a relevância do seu perfil para a rede, a produção de conteúdo pode ser uma forma de você se mostrar presente e ativo no seu círculo. Pense em conteúdos diretamente relacionados à sua expertise e que, ao mesmo tempo, mostrem empatia nestes tempos tão desafiadores, de modo a favorecer a criação de vínculos fortes e duradouros por meio de um networking empático e consistente.

Fonte: labfinprovarfia.com.br