A participação feminina cresce no mercado executivo e coloca as mulheres sob os holofotes das grandes marcas se destacando como grandes líderes do setor varejista   

Em 2020 tivemos o exemplo de Jane Fraser publicado nos jornais dos Estados Unidos e do mundo. Ela se tornou a primeira CEO do Citibank, eleita por um Conselho de Administração com dezessete integrantes, oito deles mulheres. Esse fato simboliza como a inserção feminina tem avançado em cargos de liderança.

Foco nas líderes femininas

Aqui no Brasil, vemos esse processo se repetindo em diversas marcas. Recentemente foi a vez de uma empresária brasileira estar em destaque. Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho Administrativo da Magazine Luiza marcou presença na categoria “Titãs”, do ranking divulgado da revista Time em setembro deste ano e foi a única brasileira na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo.

O Magazine Luiza está no podium também do Ranking IBEVAR 2021 em duas categorias. A marca levou a medalha de bronze na avaliação de melhor atendimento durante a pandemia, segundo o público consumidor. E cravou o primeiríssimo lugar na categoria das empresas mais admiradas pelos seus colaboradores.

Estratégia de gestão

Estudiosos de mercado afirmam que as mulheres, em média, apresentam um estilo de liderança voltado para o relacionamento interpessoal e tendem a ser líderes mais comunais, intuitivas, sensíveis e empáticas. Em um momento de incertezas vivido durante a pandemia, estratégias pautadas em ações mais humanizadas realmente fizeram a diferença tanto para o consumidor, quanto para os colaboradores. Especialistas relatam também que elas costumam inspirar seus liderados compartilhando um propósito alinhado à missão da empresa e que estimule a consciência e o desenvolvimento das pessoas.

Será que podemos dizer que essa é uma nova estratégia de gestão nos negócios do varejo?

Esses e outros assuntos relacionados ao mercado estão presentes no Blog. O IBEVAR constituiu uma das maiores plataformas de relacionamentos entre profissionais e pesquisadores do varejo e reúne material exclusivo. Acesse e fique sempre muito bem informado.