Esse tipo de mudança comportamental, e claro, pode influenciar no funcionamento das farmácias. Por isso, é muito importante saber o que esperar dessas mudanças, como elas vão alterar o panorama, e como se portar em relação às novidades.

Especialmente em como elas alterarão o panorama do mercado, como também como sem posicionar adequadamente frente a estas novidades.

Metaverso pode impactar o consumidor nas farmácias

O Metaverso veio para revolucionar todo o Varejo, e o segmento farmacêutico não vai ficar de fora. Os hábitos do consumidor, cada vez mais sendo impactados pelo Figital, acabam sendo influentes para que o consumo e o comportamento acelere esta tendência tornando cada vez mais uma realidade.

Logo, os consumidores mais engajados acabarão sendo grandes influenciadores na mudança cultural do segmento promovendo uma transformação digital cada vez maior.

Por meio do Metaverso, será possível que os clientes das farmácias realizem compras de produtos (é claro que alguns produtos ainda dependem de regulamentação), mas esta nova realidade relacionada as plataformas interativas trarão uma experiência mais agradável e fluída do que as formas tradicionais de compra.

Ou seja, o Metaverso no segmento de farma acabará se tornando o espaço mais acessível para todas as idades. E se engana quem acha que os mais velhos encontrarão problemas para se adaptar às novas tecnologias que surgem no mercado.

Segundo um levantamento feito em parceria pelo SPC e a CNDL, 97% dos idosos brasileiros estão conectados à internet. Por isso, é questão de tempo até que comecem a se aventurar no Metaverso para realizar as compras que desejam para dentro de casa e atrelado ao fato dos futuros consumidores já nascerem neste mundo do Metaverso, logo em breve teremos um encontro entre estes mundos.

Como as farmácias podem aproveitar essas oportunidades

Com o avanço da tecnologia de inteligência artificial, o Metaverso está cada vez mais próximo de fazer parte do dia a dia de todos nós. E as farmácias não podem perder a oportunidade de fazer bom uso dessa nova realidade aumentada.

Algumas alternativas possíveis para as farmácias se adaptarem melhor ao Metaverso e que em breve chegarão, são as seguintes:

»  Transformar a experiência do seu consumidor, promovendo maior interação com ele por meio dos BOT e vídeos adicionados às plataformas;

»  Aumentar o engajamento dos seus clientes, criando canais de comunicação para retirada de dúvidas e consultas prévias, por exemplo;

»  Desenvolver um relacionamento mais próximo com os consumidores nesse novo universo, por meio dos avatares criados ampliando a interação;

»  Desenvolver produtos voltados exclusivamente para o metaverso, para garantir um bom relacionamento dos seus clientes com o novo canal.

O varejo físico vai terminar por conta disso?

Muitos se perguntam se o Metaverso vai acabar com o varejo físico, afinal, a tendência é que tudo acabe migrando para o digital. Isso deixa muitos empreendedores relutantes em investir nessa tecnologia, afinal, seus negócios poderiam ser prejudicados.

Porém, é bem improvável que isso se torne realidade, mesmo que essa nova tecnologia se popularize nos próximos anos. Isso porque, como sabemos, os seres humanos precisam interagir em sociedade, e nem mesmo uma grande pandemia foi capaz de mudar isso.

Importante entendermos também que o Metaverso pode proporcionar ao consumidor uma experiência prévia sobre determinados produtos de interesse proporcionando assim uma maior interação dele em estabelecer uma relação mais próxima com a farmácia, adquirindo determinados produtos com o qual ele conheceu através do metaverso. Em resumo, a visibilidade da sua farmácia no Metaverso, pode lhe transformar em uma escolha natural no momento da compra presencial.

A necessidade de contato vai fazer com que o varejo físico sobreviva, mesmo que a farmácia adote o Metaverso. Uma mudança de hábito tão drástica, a ponto de extinguir o comércio físico, é bem improvável de acontecer no cenário em que estamos hoje.

Dá-lhe transformação !

Por: Luis Fischpan (Diretor Executivo | Linx e membro do Comitê de Tecnologia e Inovação do IBEVAR)