O mercado profissional está passando por mudanças em ritmo acelerado. É preciso se atualizar cada vez mais rápido para manter o crescimento constante da carreira. Nesse contexto, profissionais que não sabem como ativar sua Marca Pessoal estão ficando para trás.

Antes de qualquer coisa, é importante entender o que é uma Marca Pessoal e por que ela é importante. Afinal de contas, a qualidade e eficiência de sua ativação e Personal Branding dependem dessa compreensão.

Para esclarecer essas questões, conversamos com Líris Gonçalves, sócia-diretora da Wise MkT & co-fundadora do Instituto Vida Exponencial, que coordena um workshop online sobre o assunto organizado pelo IBEVAR no dia 2 de março de 2021.

A especialista explica por que desenvolver uma Marca Pessoal autêntica hoje em dia é tão importante. Além disso, esclarece dúvidas frequentes e aponta os caminhos para quem deseja se destacar no mercado. Confira abaixo:

Geralmente, quais são as maiores dúvidas e dificuldades reconhecidas pelos profissionais em relação à Marca Pessoal?

Há uma confusão entre o que é Personal Branding, Marca Pessoal, Marketing Pessoal e Imagem Pessoal. Marca Pessoal é a experiência criada ao longo do tempo. Quem você é e faz, a reunião de atributos e características. Marketing Pessoal é você falando a seu próprio respeito. Personal branding é a gestão de sua marca pessoal. Imagem Pessoal é a identidade visual, com foco na aparência e no “não verbal”.

O Personal Branding vem se tornando um trabalho cada vez mais requisitado para se destacar no mercado. Quais foram as transformações que aconteceram para isso se tornar uma realidade atual?

O mundo virou de cabeça para baixo em 2020 e provou que nenhum profissional ou empresa está seguro. Vários profissionais estão saindo do mundo corporativo e terão que reinventar suas carreiras empreendendo, e a base para a construção desta etapa será a reputação, que é a sua marca pessoal construída ao longo de sua carreira. Da mesma forma que quem permanece no mundo corporativo tb já entendeu que não existe estabilidade, e que deve começar a trabalhar para gerir a única marca que nunca sairá dele: a sua própria marca.  E para quem já é empreendedor ou profissional liberal, o cenário é o mesmo. Há excesso de informação, um mundo de concorrentes, e aprender a diferenciar-se e gerir sua marca, é questão de sobrevivência

Como as redes sociais, especialmente o LinkedIn, influenciam na ativação da Marca Pessoal?

As redes sociais são uma arma poderosa que não pode ser relegada ou encarada como ferramenta recreativa. Elas amplificam sua marca pessoal para o bem e para o mal. Postar sem consciência é um risco gigante e desnecessário, e não postar tb. Por outro lado, existe um mundo de possibilidades de estabelecer sua marca pessoal de forma intencional e estruturada que poucas pessoas perceberam, e os que poucos que despertaram não necessariamente sabem COMO usar as redes sociais a seu favor. O Linkedin é de longe a rede mais respeitada, e é nela que damos ouvidos ao que dizem nossos pares. Ali buscamos informações e atualizações, ainda com crescimento orgânico – basta “plantar” que irá colher bons resultados. Portanto é uma rede maravilhosa para estabelecer sua marca pessoal.

Ativar a Marca Pessoal pode trazer benefícios profissionais e pessoais ao mesmo tempo? Como isso acontece?

Somos seres integrais. Dividir nossa marca entre pessoal e profissional na realidade é um equívoco. Ao trabalharmos a gestão da marca pessoal, expandimos nosso autoconhecimento, que é a base da metodologia *Wisemkt  de construção de Marca Pessoal. Durante o processo, aprimoramos a percepção de quem somos, como somos percebidos pelo outro, reforçamos a autoconfiança pelo enfoque nos talentos e capacidades, e os frutos deste trabalho repercutem num dia a dia mais focado, mais produtivo, com mais realizações. Ao entrar em ação para ativar sua marca, a mágica acontece.

Por que o Personal Branding tem a ver com autoconhecimento?

Nossa marca pessoal deve ter atributos e diferenciais, que somente um processo de autoconhecimento revelará. Por isto o autoconhecimento é o ponto de partida para definir nossa marca pessoal. E você precisa ter ao seu lado um mentor e um processo estruturado com o passo a passo que te entregue respostas precisas e no menor tempo possível. O mundo não está à nossa espera. As mudanças virão sem pedir licença, e a única parte que está sob nosso domínio é nossa própria marca. Não aprender como geri-la é um como cometer suicidio inconsciente.

Participe da próxima turma do Workshop Marca Pessoal 4.0

Dia 2 de março de 2021

Inscreva-se agora!

Fonte: IBEVAR