A sede pela retomada do varejo faz com que as marcas apostem alto nas novidades para chamar a atenção dos clientes neste fim de ano, entre elas, criar meios de facilitar créditos para o consumo. Contudo, o cenário econômico ainda pede cautela em todas as estratégias e projeções, pois o mercado ainda enfrenta muitas incertezas.

O crediário próprio ganhou muito espaço em 2020 e continua com forte demanda em 2021. No primeiro trimestre deste ano o volume de crédito foi de R$ 47,6 milhões, um aumento de 54% na comparação com o ano passado, cujo valor foi de R$ 31 milhões. Especialistas analisam que esses dados refletem uma tendência de que de muitas redes varejistas perceberam que estão carentes sem uma solução de crediário próprio e, por isso, estão buscando por tecnologia nesse sentido agora. A operação de crediário está passando por uma forte digitalização e agregando valor para o consumidor brasileiro. Os “marketplaces” de crédito, plataformas on-line onde é possível comparar as opções de diversas modalidades e instituições, caíram no gosto dos consumidores e vieram para ficar.

Varejo Digital

Esse comportamento complementa tantos outros que estão em plena fase de transformação influenciado pelo Varejo Digital, que vinha caminhando em passos largos, mas se fortificou no período da pandemia. “Muito se fala, já há algum tempo, em Inteligência artificial e como gerar maior inteligência para os negócios. E vimos na pandemia que os negócios não ficam mais de pé sem a tecnologia. Não existe mais business sem tecnologia. Não existe transformação digital sem tecnologia”, afrima Lucio Leite, Diretor do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR) e Líder do Comitê de Tecnologia e Inovação do IBEVAR.

Para o varejo, abrir novas soluções de crédito, pode ser uma boa estratégia para alavancar as vendas. Há muitas projeções que giram em torno da retomada da economia, mas é preciso ter cautela e avaliar todos os pontos, inclusive os que podem gerar algum conflito nessa expectativa comercial. É importante ter o tema sobre inadimplência em pauta.

Desafios econômicos

De acordo com dados divulgados pela Associação Nacional dos Bureaus de Crédito, em outubro de 2021, o Brasil contava com 63,4 milhões de inadimplentes, sendo que bancos e cartões de crédito figuravam na liderança do ranking das contas em aberto. Esse contingente de inadimplentes indica que os consumidores brasileiros precisam redobrar a atenção aos gastos, principalmente porque as projeções dos economistas para o próximo ano apontam para um cenário de pressão inflacionária e desafios econômicos.

Esses dados se confirmaram no mercado ao longo do ano de 2021, segundo os estudos periódicos levantados pelo IBEVAR. A estimativa de inadimplência do setor de varejo para setembro ficou em 4,06%. O resultado foi 0,04 ponto percentual menor do que o índice efetivamente registrado em julho (4,1%). A previsão para setembro foi uma média entre os índices mínimos e máximos estimados para os atrasos de pagamento de crédito com recursos livres, que ficaram entre 3,79% e 4,32%.

Reflexos das pesquisas

A inadimplência para pessoas físicas com recursos livres mede todas as operações com parcelas com mais de 90 dias de atraso, com exceção das vinculadas a recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ou outras fontes de dinheiro público.

Para o presidente do IBEVAR, Claudio Felisoni de Angelo, a redução do índice reflete o cenário econômico com alta da inflação e do desemprego, com os consumidores cortando gastos. Por conta da crise política, econômica e sanitária no Brasil, em conjunto com a desvalorização do real e aumento da inflação, os preços dos produtos e mercadorias acabaram subindo bastante nos últimos tempos e, por isso, muitas pessoas tiveram que cortar gastos ou poupar o dinheiro para pagar suas contas”, ressaltou.

Estudos de dezembro

O IBEVAR realiza análises prospectivas periódicas com dados exclusivos coletados para melhor preparar o mercado e os profissionais nas melhores tomadas de decisões. As pesquisas baseiam-se em métodos econométricos, IA – Inteligência Artificial e NLP – Natural Language Processing, Estes métodos são aplicados em todos os estudos recorrentes. Um deles é a análise de projeção de inadimplência. De acordo com a projeção elaborada pelo IBEVAR, a taxa de inadimplência (recursos livres) deve ficar entre 3,92% e 4,44%, com média estimada 4,18% para dezembro de 2021.

Mediante esses apontamentos, Claudio Felisoni de Angelo, acredita que nos próximos meses alguns segmentos do varejo devam sofrer com a retração econômica. “Algumas categorias do varejo devem apresentar queda acentuada em sua comercialização, como de materiais de construção, móveis e eletrodomésticos, livros, jornais e revistas e entre outros”, acrescentou.

Projeção para 2022

Nos resta aguardar saber como esse comportamento estará configurado no próximo ano. 2022 está sendo considerado o ano de virada do varejo em que muitas inovações, sejam elas tecnológicas, de comportamento ou estratégicas, todas impostas pela pandemia, devem se consolidar.

O assunto sobre inadimplência deve permear muitos debates no evento NRF Big Show, que acontecerá em New York, de 14 a 19 de janeiro de 2022. É o maior e mais esperado evento de varejo do mundo, e sem dúvida essa edição será histórica, afinal, depois de tantos desafios enfrentados com as restrições sanitárias e abalos econômicos (sem falar de todo o luto vivido), espera-se que a partir dele, poderá ser possível ter um melhor direcionamento de quais caminhos o mercado de varejo seguirá. “O período ainda é de muitas incertezas que precisam ser incansavelmente debatidas. É preciso redirecionar as velas e apontar para um “novo norte”, destaca Lúcio Leite. Situações referentes à inadimplência pegam carona neste ambiente de crise e soluções precisam ser discutidas para que o mercado fique alerta e se mantenha firme.

Informação complementar relevante

Estar antenado às tendências futuras em um mercado cada vez mais complexo é essencial. Por isso, o IBEVAR, sendo um órgão de relacionamento e conhecimento a respeito deste mercado, criou o Programa Special Program New York 2022, que irá contar com um seleto grupo de executivos e uma comissão técnica especializada para fazer deste evento uma experiência única para a carreira e os negócios de seus participantes.

É um programa imersivo, com uma intensa jornada ao longo dos dias do evento para gerar muito CONHECIMENTO, EXPERIENCIA e NETWORKING.

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Fonte: Redação IBEVAR