Com tantas opções de varejistas de vários segmentos na palma da mão, escolher onde clicar para comprar pode ser uma tarefa difícil. Nesses momentos, os consumidores levam em consideração fatores como preço, prazo de entrega e imagem da marca.

É neste último item que se concentra o último ranking divulgado pelo IBEVAR, o Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo. Desta vez, o instituto mensurou como está a imagem das empresas de varejo na visão de consumidores e colaboradores. A FIA (Fundação Instituto de Administração) também participou da elaboração do ranking.

Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR, afirma que entender como as empresas são vistas por seus clientes e funcionários é mais importante que avaliar faturamento. “A concorrência no varejo é acirrada, o que possibilita ao público escolher entre diversas marcas em diferentes segmentos”, diz.

O Ranking de Imagem contempla 17 categorias do varejo. O Magazine Luiza se destacou em duas delas – Eletrodomésticos e Comércio Eletrônico.

Júlio Trajano, diretor executivo de E-commerce do Magalu, diz que a empresa se adaptou bem à realidade de 2020. “Seguimos em frente com nosso grande propósito de digitalizar o Brasil, com foco em pequenas e médias empresas que ainda estão fora do universo online”, afirma.

O Carrefour foi o destaque na categoria Supermercados, deixando para trás concorrentes de peso, como GPA e Grupo BIG. “É gratificante saber que estamos fazendo nosso trabalho de maneira correta, ainda mais em um momento como este que nunca imaginamos viver”, disse Noel Prioux, CEO do Carrefour Brasil.

Confira a lista completa das varejistas mais admiradas do Brasil em seus segmentos:

Metodologia

A pesquisa tem como base mais de um milhão de mensagens postadas nas redes sociais (textos e vídeos), somado ao banco de dados do IBEVAR, que possui mais de oito milhões de unidades de informação, compiladas todos os anos.

Uma vez capturadas, essas mensagens (processo de amostragem aleatória) são decodificadas e recodificadas com códigos matemáticos específicos. Os elementos passam por um processo de mineração de dados (Data Mining) e os resultados são analisados semanticamente (Natural Language Processing).

Após estes processos, são atribuídas notas e identificados indicadores. Com esses dados, as empresas são devidamente listadas, segundo a ordem de preferência dos consumidores. No caso das empresas mais admiradas pelos colaboradores, a listagem analisa a opinião dos funcionários das empresas varejistas.

Fonte: CNN Business