Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR) realizou nesta terça, 13/06, o IV Fórum do E-commerce. O evento teve como finalidade discutir como o comércio online pode ser integrado ao físico e os seus respectivos desafios.

A abertura foi feita pelo diretor vogal do IBEVAR e Consultor de Negócios Sênior em Análise Avançada de Dados e Big Data para a Indústria de Varejo na América Latina da TeradataMauricio Andrade de Paula. Ele citou a importância da realização de encontros para debater a relação entre as lojas físicas e o comércio eletrônico.

Em seguida, ele passou a palavra para o também diretor vogal do IBEVAR e diretor responsável pela unidade de negócio de Digital Signage do Grupo Sonda/CTISJuliano Martins. Ele falou sobre a importância de uma estratégia híbrida – monitorada, estruturada e consistente – para ambos.

Depois, Juliano comentou sobre alguns cases de empresas como a “Rebecca Minkoff” (uma loja que vai além dos produtos, entregando conteúdo) e “Sephora” (ela oferece o autosserviço de informação, com um ambiente físico verdadeiramente inclinado para o e-commerce).

“Também se destacam, neste contexto a ‘Walmart Pickup’ e a ‘Amazon Go’. A primeira vem experimentando fórmulas e percebendo realmente como poderão funcionar. Já a segunda, publicamente, é a empresa que mais testes vêm realizando. Dessa forma, percebemos que o e-commerce ter entregado um volume enorme de informações aos consumidores”, completou Martins.

Ele também destacou a empresa brasileira “Beleza na Web”, cuja loja física interage perfeitamente com o online, e a “Bob’s”, que inaugurou a primeira loja 100% digital em um shopping center no Rio de Janeiro.

A segunda palestrante da manhã foi da especialista em Visual Merchandising e fundadora da 2BuyLisiane Di Corá. Para ela, o importante é entender como a relação entre as lojas físicas e online funciona para as pessoas. “Os consumidores estão cada vez mais exigentes e com suas necessidades personalizadas. Por isso, a mudança deve vir de acordo com o seu gosto e não como uma entrega de forma imperativa”, afirmou.

“A tríade pessoas-negócios-ponto de venda online/físico não gera uma equação 100% exata e aplicável, não existe uma receita pronta. O consumidor é que determina o que quer e não o contrário”, completou a executiva.

Lisiane apresentou onze insights que podem contribuir para o sucesso da loja digital: Smart + Digital + Conexão (sistemas integrados e ações não pontuais para gerar valor ao consumidor); Apreciação Social (decisões e confirmações em tempo real por meio das Redes Sociais); Varejo 3.0 (uma marca, múltiplos canais: off + on + off); Informação (conversar, mostrar e estimular a descoberta); Ser mais consultor do que vendedor; Customização; Experiência; Efemeridade; Brand Butler (as empresas devem fornecer acesso instantâneo a um número crescente de serviços de apoio e ferramentas, aprimorando suas habilidades de servir o cliente); o Storydoing ser maior do que o Storytelling e o resgate da essência, ou seja, o retorno às raízes.

A terceira palestra ficou a cargo do fundador da Maia FYB | For Your Business, Thiago Maia, que apresentou o seu trabalho desenvolvido no período em que atuou como diretor comercial na “Netshoes”. “Embora muita gente não saiba, a empresa começou como loja física, em 2000, e não tinha o intuito de virar um business online (isso só ocorreu em 2004) ”, disse. “Com o passar dos anos, a companhia cresceu e passou a oferecer uma melhor experiência de compra, aliando serviço à tecnologia, um portfólio correto (com ciclo de reposição rápido) e uma estratégia de crescimento sustentável”, explicou.

Na parte final da sua apresentação, Maia comentou sobre o atual cenário do e-commerce no Brasil e sobre os benefícios do marketplace para lojistas, consumidores e para o próprio modelo de negócio. “O e-commerce deve continuar crescendo acima do mercado e, para aproveitar as oportunidades, as lojas físicas devem continuar explorando outros modelos e formatos para expandir”, finalizou Maia.

Fonte: IBEVAR