A segunda Pesquisa Nacional de Inteligência Geográfica, realizada pela Geofusion, aponta que 57% dos profissionais de inteligência de mercado pretendem investir em geomarketing nos próximos meses. Os dados serão apresentados em evento on-line no dia 24 de março. Convidamos você para participar deste encontro!

A Geofusion é líder em inteligência geográfica de mercado no País e agrega informações mais precisas e profundas para empresas que precisam expandir unidades, pulverizar vendas e gerir territórios. A parceria com o IBEVAR consolida o valor que ambos dão ao mapeamento de mercado como objetivo de criar estratégias e ações mais assertivas.

Uma dessas estratégias que está na pauta das empresas para o enfrentamento da crise é a busca por ferramentas para fidelizar clientes.

Levantamento da Geofusion com mais de 409 profissionais revela que dados geolocalizados são considerados de alta importância na definição das estratégias empresariais. Os dados serão apresentados durante o Encontro de Inteligência Geográfica: Consumo e Localização em 2022, dia 24 de março, às 10h. O evento acontecerá de forma remota e debaterá os novos desafios que o varejo deverá encontrar nos médio e longo prazos.

Melhor condução dos negócios

O estudo contou com a participação de profissionais de diversos segmentos do varejo, incluindo gerentes, supervisores, coordenadores e analistas. De acordo com a pesquisa, a utilização de dados geolocalizados para definir estratégias nas empresas foi fator considerado de alta importância (31%) ou mesmo essencial (27%) por grande parte dos pesquisados.

– Esse é um tipo de investimento que a maioria das empresas já considera como de importância estratégica para a condução de seus negócios. A pandemia trouxe novos desafios para muitos segmentos varejistas e, com a crise econômica, existe menos espaço para achismos. As decisões precisam ser assertivas e baseadas em dados – avalia Susana Figoli, Diretora de Inteligência da Geofusion.

No que diz respeito aos investimentos das companhias, os esforços estarão concentrados na fidelização dos clientes. Para isso, os profissionais que responderam ao estudo pretendem utilizar o geomarketing em 2022 – 54% afirmam que localizar público-alvo será o mais importante para o crescimento da empresa.

Possibilidade de análises robustas

Segundo o levantamento, os dados geográficos são utilizados de forma multidisciplinar dentro das empresas. Embora haja predominância de algumas áreas de atuação nos resultados da pesquisa, 61% apontam que a importância de dados geográficos se estende a outros departamentos em suas empresas.

Os dados de inteligência geográfica de mercado são de grande importância para diversos departamentos dentro das empresas, possibilitando análises robustas sobre localização de público-alvo, potencial de mercado, entre várias outras -, revela Figoli.

Os resultados da pesquisa serão divulgados ao público durante o Encontro de Inteligência Geográfica de Mercado, no dia 24 de março, às 10 horas, de forma online. A conversa será conduzida por Susana Figoli e terá, entre os convidados, Ana Aline de Azevedo, Consultora de Expansão na Cacau Show.

EVENTO

Encontro Inteligência Geográfica: Consumo e Localização em 2022
Idealização: Geofusion
Data: 24 de março
Horário: 10h
Modelo: Remoto
Site da Geofusion

Fonte: Divulgação e Redação IBEVAR