No entendimento geral, a Inteligência Competitiva passa pelas melhores práticas de uso dos recursos internos da empresa, que são representados por pessoas, processos que deverão gerar produtos, além da tecnologia de dados.

A Inteligência Competitiva é uma das principais abordagens aplicadas na rotina de organizações que desejam manter seus negócios em crescimento, principalmente nos últimos tempos em que o mercado ficou mais volátil e incerto. Aderir a esse conceito é se antecipar às exigências, ou seja, ter ações presentes que olhem para as estratégias futuras. É colocar o negócio no rumo das tendências. É estar atento ao cenário, alocando os recursos e buscando o cumprimento da missão da empresa, integrando todas as áreas, com foco nos melhores resultados.

Um fluxo inteligente

Falando em processos específicos, o que se espera é a geração de um fluxo inteligente e que permita uma resposta ágil e rápida às perguntas de negócio. De forma clara, um processo inteligente pode receber o nome de regras de negócio. Estas deverão apoiar a empresa a responder de forma organizada e concisa às perguntas de negócio que o mercado apresenta no dia a dia. Pesqusias de mercado podem ser uma excelente estratégia para responder perguntas sobre o seu negócio.

Usando uma metáfora, é possível pensar no conceito de Inteligência Competitiva em que empresários e executivos avaliem um mapa com uma boa “bússola” nas mãos para trilhar uma caminhada empreendedora. O mapa é o planejamento estratégico bem elaborado, a bussola é a visão de futuro e a missão da empresa, e a caminhada é a meta que se quer alcançar.

Na trajetória, é importante não esquecer de algumas ferramentas (tais como a pesquisa de mercado), como a necessidade de organização simples e rápida para atender desejos do mercado (Perguntas de Negócios) e compreender os melhores recursos da empresa (Inteligência Competitiva).

Conhecimento e informação

Para entender melhor o que é Inteligência Competitiva, é preciso lembrar que essa estratégia está diretamente ligada a dois insumos valiosos na era digital: o conhecimento e a informação. Afinal, a forma com que as informações e o conhecimento são transformados em diferencial competitivo é o que determina o sucesso dessa estratégia. E é importante ressaltar que ela não se limita a vencer ações da concorrência, mas sim a impulsionar a capacidade que as empresas têm de serem proativas em relação às demandas do mercado. Esse processo é intrínseco à rotina das organizações e está diretamente ligado ao uso de dados para monitorar e analisar a conjuntura na qual o negócio está inserido.

Para Reinaldo Nogueira, Diretor Executivo do IBEVAR, a estratégia de Inteligência de Mercado passa por alguns pilares essenciais:

Conhecer o seu consumidor;

Utilizar as melhores tecnologias para este fim;

Entregar o melhor produto e serviço;

– E ainda ser percebido pelo mercado.

Essa base permite ganhar escala, fazendo com que o negócio se desenvolva dentro de uma estrutura sustentável de crescimento ágil pautado pela Inteligência Competitiva.

“A partir desta visão inicial que oferece a compreensão estruturada de como a empresa se configura a partir das respostas desses pilares básicos do varejo, criar estratégias de Inteligência Competitiva passa a fazer todo sentido”, destaca Reinaldo Nogueira. Segundo o Diretor Executivo do IBEVAR, “o entendimento de que o Varejo é uma forma de Entender para Atender faz parte da dinâmica diária de funcionamento do Varejo”.

Foco no consumidor

Com a retomada que vem acontecendo no mercado, a vontade de entregar a melhor solução, deverá passar por processos inteligentes e ágeis e esta é a nova configuração que se espera de uma organização voltada ao varejo e com foco no consumidor. Entender o cliente para atender às suas necessidades, através das melhores soluções e os melhores produtos, é o grande desafio cotidiano varejista, agora adicionando as melhores tecnologias ágeis. Entra aqui a análise de dados dos comportamentos de consumo, gerando também uma resposta ágil e eficaz.

O resultado? O seu consumidor se sentirá muito mais próximo e esta aproximação deverá gerar resultados imediatos e que poderão ser medidos e analisados para futuros entendimentos.

Investir em Inteligência Competitiva

Com a transformação digital, empresas de muitos segmentos utilizam os recursos que estão à disposição no mercado para competirem entre si, o que aumenta consideravelmente a demanda por inovação.

Um cenário como esse exige um planejamento estratégico bem elaborado que considera a visão de futuro e a missão da organização junto ao seu público-alvo. Isso acontece com o objetivo de alinhar objetivos de negócio e tendências do segmento de atuação.

Práticas de Inteligência Competitiva são capazes de gerar, validar, refinar e consolidar estratégias bem sucedidas. Dessa forma, se torna possível tomar decisões mais assertivas em curto e longo prazo, reduzindo as incertezas na hora de apostar em formatos de campanhas e produtos específicos, por exemplo.

Nesse sentido, a Inteligência Competitiva é o guia das corporações no caminho para o sucesso.