Na indústria a tecnologia 5G proporciona diversos avanços no setor, sendo inclusive essencial para a quarta revolução industrial, também conhecida como indústria 4.0.

Esse é um conceito que marca a chegada de tecnologias modernas na indústria como a automação, inteligência artificial, internet das coisas e computação em nuvem, que tem como objetivo aprimorar os processos e melhorar a produtividade.

A Tecnologia 5G, além de ser mais confiável, segura e oferecer alta velocidade, ela também traz um grande diferencial, que é a possibilidade de conectar diversos objetos e dispositivos ao mesmo tempo, assim como as máquinas.

Vantagens do 5G

Através dessa conexão com as máquinas as empresas terão diversos benefícios no dia a dia, desde aumentar e aperfeiçoar as linhas de produção, controlar de forma inteligente estoques e processos internos até mesmo realizar monitoramentos em tempo real.

Com o 5G também é possível ter acesso e controle dos equipamentos de qualquer lugar, além de deixar os processos mais práticos, essa funcionalidade também contribui para a otimização dessas atividades, que se tornam muito mais rápidas.

Outra grande vantagem é que, por ser uma tecnologia sem fio, através do 5G também é possível promover interatividade entre todas as máquinas e setores da empresa, alinhando os processos internos para uma eficiência ainda maior.

Investimentos necessários 

Para usufruir dessa tecnologia será necessário investir em novos equipamentos compatíveis com o 5G. Nessa circunstância, a fábrica pode realizar a venda dos equipamentos antigos para reverter o recurso e investir em novos maquinários modernos. Além de ser vantajoso economicamente, essa também é uma forma de dar uma segunda vida ao equipamento em bom estado para continuar em atividade em outra empresa, apoiando os esforços sustentáveis de ambos os lados assim como a economia circular.

Nesse cenário atual é essencial que as empresas se preparem para a chegada do 5G e para a evolução que se aproxima. Realizar pesquisas internas e avaliações é um exemplo de iniciativa que pode ajudar a compreender melhor as opções viáveis para cada empresa e, consequentemente, os melhores caminhos a serem traçados até a chegada dessa tecnologia em todo o país.

O IBEVAR promoveu um Webinar quando o assunto ainda era uma grande novidade, mas vale a pena assistir o que especialistas do mercado destacaram sobre as perspectivas e avaliar os avanços até aqui. Acompanhe o bate-papo completo

Aproveite e inscreva-se no canal do Youtube do IBEVAR, que possui um rico acervo com temas relevantes ao setor.

Fonte: Redação IBEVAR