16Um dos principais debates que é gerado no meio varejista é a importância do engajamento do consumidor com a marca. Como se cria este engajamento? Visto que ele se altera conforme as gerações vão mudando. É necessário construir uma relação mais profunda com o consumidor, não apenas com a cesta de compras. Bruce Cohen, Senior Partner da Kurt Salmon, empresa global de consultoria de gestão dedicada a construir líderes de mercado para o amanhã – qualquer que seja o amanhã, descreverá como eles desenvolveram um “índice de devoção à marca”, que possibilita criar vínculos duradouros.

Os conceitos que a Kurt Salmon entende como primordial para uma organização bem-sucedida, são três: visão estratégica integrada, excelência operacional e um profundo entendimento sobre seu cliente. E o resultado deste trabalho é percebido através da defesa de uma marca pelo cliente.

O problema com este método é que não se conhece de onde veio essa adoração do cliente com a marca, pode ter vindo pela sua publicidade, seu produto, seu atendimento ou até mesmo de uma profunda conexão emocional, e é aqui que mora o problema. Como que as marcas transformarão um recurso acidental em um vínculo duradouro que gere negócios?

Como vivemos no mundo das informações é primordial aprender a utiliza-las. Os dados estão cada vez mais poderosos e se tornando um bem intangível das empresas. Através destas informações será possível conhecer seu consumidor te possibilitando tomar a melhor escolha para criar um relacionamento com ele. Talvez assim seja possível transformar um recurso acidental em um vínculo duradouro.

A dúvida ainda permanece, “como se cria este engajamento”? Ele vária de empresa a empresa, a chave para o sucesso é o quão profundo você conhece o seu cliente. Caso você não o conheça, tudo que tentar executar será no acaso, na tentativa e erro. Quando se passa a entende-lo suas chances de sucesso aumentam, pois as iniciativas serão mais assertivas.

Fonte: IBEVAR | Arnaldo Mello