Encontro contou com a participação de Maurício De Paula, da Teradata, Caio Bertolazzo, do Magazine Luiza e Bruno Gonçalves, da Mkplace.

O Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR) realizou nesta quinta-feira, 09/08, o Fórum de Marketplace como Modelo de Negócios. A Diretora Executiva, Patricia Cotti, foi a mediadora do encontro e deu as boas-vindas aos participantes. Na ocasião, ela reforçou o papel do IBEVAR no mercado de varejo e o apoio realizado ao profissional varejista, além de explicar os quatro núcleos que regem os fóruns abertos ao público. “Temos quatro comitês no IBEVAR, de Gestão de Pessoas, Prevenção de Perdas, E-commerce e Marketplace e de Inovação. Em cada reunião, nós debatemos ideias, tendências e o mercado em geral para definir o conteúdo desses encontros, para entregar o melhor conteúdo para vocês”, contou a Diretora.

Em seguida, ela passou a palavra para o Diretor de Indústria do Varejo para América Latina da Teradata, Maurício De Paula. Ele falou sobre como o modelo marketplace vem crescendo nos últimos tempos e abordou as vantagens e desvantagens da plataforma. Dos pontos positivos, ele destacou o sortimento de produtos, margem de lucro, facilidade de expansão, a não necessidade de um estoque em alguns casos e até a possibilidade de frete grátis. “Como exemplo de sortimento, temos a Magazine Luiza, com mais de 1 milhão de produtos disponíveis para o consumidor”, compartilhou Maurício.

Já os pontos negativos ficaram por conta da dependência de plataforma – nesse caso

se site sair do ar, o Seller acaba perdendo o espaço também, as taxas cobradas, a visibilidade da marca – já que disputa Share com outros nomes e produtos e a disputa acirrada entre os tantos Sellers dentro de um marketplace. Além disso, ele citou também a perda de controle do consumidor, por não saber de onde vem a entrega, e até mesmo o risco de itens falsificados.

Após falar dos prós e contras, Mauricio apresentou um ranking dos países que mais vendem na plataforma, onde o Brasil ocupa o 9º lugar, com 5 bilhões em negócios. “Nós temos um caminho para percorrer. O Brasil ainda está em fase embrionária nesse segmento, se comparado a outros países, que possuem um amadurecimento muito maior”, contou o diretor da Teradata. Encabeçando esse ranking, a China tem um mercado 46x maior que o Brasil, em 2º lugar, os Estados Unidos, seguido pelo Japão, em 3º lugar. Já dentre os maiores marketplaces do mundo, se destacaram a Amazon, o Alibaba e o eBay.

Após a apresentação do Maurício, o encontro contou com a participação de Caio Bertolazzo, do Magazine Luiza, e Bruno Gonçalves, da Mkplace, que falaram sobre os desafios do setor e sobre um panorama geral e operacional da plataforma. Além disso, responderam algumas perguntas e compartilharam seu know how com os participantes.

Fonte: IBEVAR | Bruna Pereira