Segundo pesquisa, apenas cinco categorias devem ter crescimento na intenção de compra do consumidor, em relação ao ano passado

A Black Friday se tornou o evento de compras mais importante do varejo. E não é à toa que esse ano, com a retomada da economia e reabertura gradual do comércio, o setor varejista esteja à espera de um período de grandes compras. Entretanto, mesmo com todos os preparativos para a data, uma questão sempre permeia a mente dos lojistas: qual será a intenção de compra dos consumidores? Dessa forma, o Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR), realizou um levantamento exclusivo para a data e concluiu que apenas cinco grupos de produtos estão mais presentes na intenção de compra das pessoas este ano, em comparação à 2020.

O estudo acompanhou a intenção de compra em 28 grupos de produtos, entre 2017 e 2021. E, entre as categorias observadas, apenas jogos eletrônicos – Nintendo Switch (25,7%), bicicletas (18,1%), fones de ouvidos (20%), consoles de vídeo game (0,8%) e calçados (0,5%) estão com crescimento previsto para o período. Para Claudio Felisoni de Angelo, economista e presidente do IBEVAR, em contramão ao ano anterior, teremos uma Black Friday mais fraca e tímida. “Até agora, 2020 foi o melhor ano para muitas categorias de produtos, mais precisamente em 13 grupos. Mas, o que isso tem a ver com Black Friday 2021? Sem o mesmo incentivo financeiro que ocorreu no ano passado, inflação de dois dígitos, deterioração do poder real de compra do consumidor e, considerando que muitos produtos comprados em um dado ano só serão recomprados depois de um longo período, 2021 dificilmente poderia quebrar recordes”, pontua Felisoni.

Outro aspecto importante que a pesquisa do IBEVAR constatou foi que as categorias de produtos que mais apresentaram queda de interesse na Black Friday foram jogos eletrônicos – PS4 (-46,2%) e Xbox 360º (-45,7%), Home Theater (-45,5%), impressoras (-31,2%), chuteiras (-16,2%) e camisas de times de futebol (-17,1%).

Além disso, alguns grupos apresentaram características muito semelhantes, tais como o crescimento contínuo desde 2016, atingindo um pico em 2020 e então caindo em 2021. Esses produtos são: sofás (-29,8%), refrigeradores (-28,6%), ar-condicionado (-28,4%), fogões (-27,7%), esteira ergométrica (-27%) e panelas elétricas (-18,8%).

Por fim, o economista do IBEVAR faz um alerta as decisões de compras movidas por aspectos não racionais. “Há algum tempo, realizamos um estudo que mostrou que cerca de 70% das pessoas associam números quebrados (R$ 9,99, R$999,90, por exemplo) a uma promoção, mesmo que ela não exista. O mesmo acontece na Black Friday, pois sua simbologia carrega na comunicação a ideia de uma vantagem, que, muitas vezes, pode não ser real”, analisa.

“Por isso, é fundamental que o consumidor, antes de comprar, tenha acompanhado ou comparado esses valores, para verificar se há realmente uma promoção ou não passa, simplesmente, de uma redução que remeta ao preço normal do produto”, finaliza Felisoni.

Sobre o IBEVAR

O IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo – é uma instituição sem fins lucrativos, que se propõe a produzir conteúdo no setor de Varejo & Consumo, promover networking entre executivos que atuam nessa área e gerar negócios entre os participantes. O IBEVAR atua em conjunto com o PROVAR/FIA no desenvolvimento dos executivos de varejo.

Fonte: IBEVAR