O Governo Federal reduziu para 5,1% sua estimativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2021, ante 5,3% projetados em setembro. A projeção para 2022 caiu de 2,5% para 2,1%. As informações constam do Boletim Macrofiscal, divulgado pela Secretaria de Política Econômica. O mercado está em alerta para 2022.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia. O impacto negativo é influenciado pela elevação dos juros, avanço da inflação e desconfiança do mercado em relação às contas públicas. Há ainda uma preocupação diante da discussão da PEC dos Precatórios, que dribla o teto de gastos.

Além disso, o Ministério da Economia elevou a projeção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que representa a inflação oficial do país, de 7,9% para 9,7% em 2021. A meta de inflação, fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), se distanciou ainda mais do centro da meta para este ano, de 3,75% e também do teto, de 5,25%. O resultado é que o Governo Federal admite que a meta deve ser descumprida.

Avaliação do especialista

Claudio Felisoni de Angelo, Presidente IBEVAR, avalia que o Governo está creditando muito nos investimentos pelo mercado brasileiro e que isso, de alguma forma, mitigaria os impactos mais depressivos ao que diz respeito ao consumo. Só que os investimentos tem uma defasagem de tempo de maturação. “Essa é a diferença e evidentemente o Governo tem que procurar dar sinais mais positivos para afetar de forma mais afetiva o ânimo das pessoas, das famílias e das empresas”, comenta ele.

Essas notícias não são boas. O mercado reage, evidentemente, de modo negativo. “Eu escrevi um artigo recentemente com o título “A luz está na proa“, que fala sobre o hábito das pessoas procurem enxergar aquilo que vem adiante. Ao dirigir um automóvel, você olha, vez por outra, no retrovisor, mas a maior parte do tempo, segue olhando pra frente e se alerta para aquilo que vai acontecer, aquilo que você espera acontecer, se vai ter uma curva, se vai ter uma lombada, o que que tem ali na frente, e você vai aumentar ou diminuir a velocidade em função do que você está enxergando na frente e não do que você viu no retrovisor, e o que se vê na frente, tomando como base essas notícias que circulam pela mídia, os sinais que estão ali colocados, que se consegue enxergar, obviamente não é algo positivo para o mercado de consumo de modo geral e, claro, para o varejo, finaliza Felisoni.

Novas notícias aguardadas

O mercado está atento a todas as informações publicadas e projeções feitas pelo Governo, neste começo de ano. Justamente para ter uma visão mais realista do cenário futuro que o ano de 2022 apresenta na tão esperada retomada do mercado.

Muitas pautas sobre o momento da virada do varejo devem ser consolidadas no grande evento da National Retail Federation (NRF). Ele acontecerá nos próximos dais 14 a 19 de janeiro em Nova York. A proposta é reunir profissionais do varejo mundial para debater o ecossistema do setor e diversos temas relevantes sobre o futuro do mercado, gerando insights para transformação frente aos desafios que podem ainda se apresentar para este novo ano.

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O IBEVAR, preparou o Programa Special Program New York 2022, que irá contar com um seleto grupo de executivos e uma comissão técnica especializada para fazer deste evento uma experiência única para a carreira e os negócios de seus participantes.

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Fonte: Redação IBEVAR