O Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR) realizou nesta quinta, 27/04, o Fórum de Prevenção de Perdas. A abertura foi feita pelo responsável pelo Relacionamento Corporativo e Institucional do IBEVAR, Lucas Forte, que apresentou o tema desta edição, “Recebimento de Mercadorias”. A palestra ficou a cargo do CEO da BS Insights, Alan Birk.

O especialista falou sobre como o recebimento de mercadorias se apresenta como uma operação peculiar que pode levar às perdas no varejo. Seja por meio dos centros de distribuição ou via fornecedores, ela impacta diretamente nos negócios. “Por isso, é necessário estar atento aos principais motivos das perdas e furtos, sejam externos ou internos, para saná-los de maneira prática e eficiente”, explicou.

Ainda de acordo com Birk, algumas variáveis estão ligadas à boa gestão de recebimento de produtos. “São elas: um bom relacionamento com os fornecedores, a questão do espaço físico, o uso da tecnologia, a natureza da entrega, o planejamento estratégico eficaz, os procedimentos utilizados pelo setor responsável, bem como o envolvimento da equipe. Além disso, é preciso estar ciente de que, uma vez executados ineficazmente, podem trazer consequências e impactar nos resultados”, afirmou.

Durante o encontro, o púbico presente trocou informações sobre experiências vivenciadas na área nos mais diversos segmentos do varejo. A próxima edição do Fórum de Prevenção de Perdas será realizada no dia 5 de julho.

Fonte: IBEVAR