Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR) realizou nesta quarta, 05/07, o Fórum de Prevenção de Perdas.  Na abertura, o vice-presidente do IBEVARJosé Roberto Securato Junior, apresentou o assunto do evento e falou sobre a importância de iniciativas que fomentam o desenvolvimento do varejo, como, por exemplo, o IBEVAR LAB.

De acordo com Securato, o IBEVAR LAB é uma iniciativa que visa discutir como a tecnologia pode melhorar a experiência do consumidor, gerando eficiência operacional para segmento varejista. “Por meio desta vitrine, vamos conectar as principais startups, com soluções consistentes, aos executivos e projetos do setor, cujo objetivo é gerar negócios e desenvolver a inovação imediata”, afirmou.

Para o vice-presidente do Instituto, é difícil empreender no Brasil e, neste contexto, é importante dar visibilidade a quem tem boas ideias. “Tem muita gente boa no mercado, que só precisa de uma oportunidade. E ter um espaço com essa finalidade agrega ainda mais ao varejo , contribuindo para o seu desenvolvimento”, complementou.

Em seguida, ele passou a palavra para o primeiro palestrante do dia, o fundador e diretor executivo da dLieve, Patrick Rocha. A empresa, fundada em 2015 e integrante do IBEVAR LAB, é focada em soluções tecnológicas mobile para áreas de transportes last mile, serviços em geral e segurança.

Segundo ele, alguns pontos devem ser levados em consideração pelas empresas na hora de instituir um setor responsável pela prevenção de perdas. “São elas a cultura da organização (paradigmas e interesses dos gestores), a identificação das áreas onde mais ocorrem essas perdas, o investimento em treinamentos dos colaboradores e também em tecnologia e a implementação de indicadores”, explicou o executivo.

Rocha explicou, ainda, as vantagens do aplicativo dLieve para as empresas. “monitoramento e gestão de entregas, coletas e serviços em tempo real; roteirização (até 30% de redução de custos com combustível; redução das devoluções e logística reversa (no Brasil, o índice de devolução é de 4% e nos Estados Unidos é de 12%); redução das reclamações e custo com SAC (vale ressaltar que 48% das reclamações no site “Reclame Aqui” estão ligadas ao varejo); emissão de comprovante de recebimento e assinatura digitalizada; leitura do código de barras no check in e no check out; controle da jornada tanto manual quanto automática; abertura de ocorrências em tempo real (o que ajuda, e muito, na tomada de ações); aumento da eficiência  logística; maximização de lucros; satisfação e fidelização dos clientes”, disse.

Para os consumidores, Rocha elencou como vantagens uma melhor experiência de compra, a segurança no recebimento e uma avaliação eficaz da entrega. “Como podemos perceber, a tecnologia com foco no cliente pode transformar o intangível no tangível, gerando resultados assertivos para o varejo”, finalizou o diretor executivo da dLieve.

A segunda palestra do dia ficou a cargo do fundador da KCollectorAntônio Cesar Magalhães de Deus. Também integrante do IBEVAR LAB, a empresa transforma o celular em coletor de dados, otimizando processos, aumentando a produtividade dos negócios e reduzindo os custos com perdas dos produtos, treinamento e aluguel de coletores de dados. “O KCollector é compatível com dispositivos USB e Bluetooth e, com ele, é possível acompanhar processos, balanços e realizar a conferência de dados”, complementou.

Segundo Magalhães, tanto a indústria quanto o comércio enfrentam problemas com perdas, principalmente pela quebra da validade. “Apesar disso, é possível, sim, evitá-las fazendo balanços periódicos colhendo a data de validade; promovendo o treinamento e oferecendo premiação aos funcionários; usando um sistema de gestão empresarial capaz de gerar alertas de possíveis produtos vencidos; criando equipes de auditores para a fiscalização de validade; gerando relatórios semanais de estoque versus giro e, sobretudo, colhendo a data da validade no momento exato da entrada do item”, explicou.

Fórum de Prevenção de Perdas IBEVAR: O Uso da Tecnologia na Prevenção de Perdas

6.7.2017

O Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR) realizou nesta quarta, 05/07, o Fórum de Prevenção de Perdas.  Na abertura, o vice-presidente do IBEVAR, José Roberto Securato Junior, apresentou o assunto do evento e falou sobre a importância de iniciativas que fomentam o desenvolvimento do varejo, como, por exemplo, o IBEVAR LAB.

 

De acordo com Securato, o IBEVAR LAB é uma iniciativa que visa discutir como a tecnologia pode melhorar a experiência do consumidor, gerando eficiência operacional para segmento varejista. “Por meio desta vitrine, vamos conectar as principais startups, com soluções consistentes, aos executivos e projetos do setor, cujo objetivo é gerar negócios e desenvolver a inovação imediata”, afirmou.

 

 

Para o vice-presidente do Instituto, é difícil empreender no Brasil e, neste contexto, é importante dar visibilidade a quem tem boas ideias. “Tem muita gente boa no mercado, que só precisa de uma oportunidade. E ter um espaço com essa finalidade agrega ainda mais ao varejo , contribuindo para o seu desenvolvimento”, complementou.

 

Em seguida, ele passou a palavra para o primeiro palestrante do dia, o fundador e diretorexecutivo da dLive, Patrick Rocha. A empresa, fundada em 2015 e integrante do IBEVAR LAB, é focada em soluções tecnológicas mobile para áreas de transportes last mile, serviços em geral e segurança.

 

Segundo ele, alguns pontos devem ser levados em consideração pelas empresas na hora de instituir um setor responsável pela prevenção de perdas. “São elas a cultura da organização (paradigmas e interesses dos gestores), a identificação das áreas onde mais ocorrem essas perdas, o investimento em treinamentos dos colaboradores e também em tecnologia e a implementação de indicadores”, explicou o executivo.

 

 

Rocha explicou, ainda, as vantagens do aplicativo dLieve para as empresas. “monitoramento e gestão de entregas, coletas e serviços em tempo real; roteirização (até 30% de redução de custos com combustível; redução das devoluções e logística reversa (no Brasil, o índice de devolução é de 4% e nos Estados Unidos é de 12%); redução das reclamações e custo com SAC (vale ressaltar que 48% das reclamações no site “Reclame Aqui” estão ligadas ao varejo); emissão de comprovante de recebimento e assinatura digitalizada; leitura do código de barras no check in e no check out; controle da jornada tanto manual quanto automática; abertura de ocorrências em tempo real (o que ajuda, e muito, na tomada de ações); aumento da eficiência  logística; maximização de lucros; satisfação e fidelização dos clientes”, disse.

 

Para os consumidores, Rocha elencou como vantagens uma melhor experiência de compra, a segurança no recebimento e uma avaliação eficaz da entrega. “Como podemos perceber, a tecnologia com foco no cliente pode transformar o intangível no tangível, gerando resultados assertivos para o varejo”, finalizou o diretor executivo da dLieve.

 

A segunda palestra do dia ficou a cargo do fundador da KCollector, Antônio Cesar Magalhães de Deus. Também integrante do IBEVAR LAB, a empresa transforma o celular em coletor de dados, otimizando processos, aumentando a produtividade dos negócios e reduzindo os custos com perdas dos produtos, treinamento e aluguel de coletores de dados. “O KCollector é compatível com dispositivos USB e Bluetooth e, com ele, é possível acompanhar processos, balanços e realizar a conferência de dados”, complementou.

 

 

Segundo Magalhães, tanto a indústria quanto o comércio enfrentam problemas com perdas, principalmente pela quebra da validade. “Apesar disso, é possível, sim, evitá-las fazendo balanços periódicos colhendo a data de validade; promovendo o treinamento e oferecendo premiação aos funcionários; usando um sistema de gestão empresarial capaz de gerar alertas de possíveis produtos vencidos; criando equipes de auditores para a fiscalização de validade; gerando relatórios semanais de estoque versus giro e, sobretudo, colhendo a data da validade no momento exato da entrada do item”, explicou.

“Também é de grande importância ter o total controle dos produtos e os devidos cuidados com o seu armazenamento. Nesse sentido, o uso da tecnologia é um grande aliado para quem trabalha na área de prevenção de perdas. E tem uma frase do economista austríaco Joseph Schumpeter que exemplifica bem isso: ‘inovação é o processo de acabar com o que está se tornando obsoleto’. Por isso, investir em recursos tecnológicos só trará benefícios para as empresas e, principalmente, para os consumidores”, finalizou Magalhães.

Fonte: IBEVAR