Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR) promoveu nesta quarta, 23/08, o V Fórum do E-commerce. O evento trouxe provocações e dúvidas relacionadas ao tema, bem como o compartilhamento de experiências.

A abertura foi feita pelo vice-presidente do IBEVARJosé Roberto Securato Junior. Ele falou sobre a importância da realização de encontros para debater os desafios enfrentados pelo varejo, sobretudo, o online e sobre a importância do incentivo ao conhecimento.

Em seguida, ele iniciou o debate citando uma provocação do Professor da Universidade de ColumbiaMark Cohen, que comparou o ambiente de negócios do varejo com estrelas gravitando em torno de um buraco negro. De acordo com ele, a ênfase em ampliar a participação de mercado empurra as empresas varejistas para uma situação de baixa lucratividade e, consequentemente, o extremo desse comportamento implica em riscos elevados de sobrevivência.

O primeiro convidado a dar a sua opinião sobre a questão foi o CEO do Walmart.com, Paulo Silva. Para ele, são diversos os desafios. “Nos últimos vinte anos, período em que o e-commerce chegou ao Brasil, além das ofertas ainda se apresentarem muito parecidas no universo online, o ciclo financeiro no nosso país também é uma questão a ser considerada, pois é difícil fazê-lo girar”, disse. “Outro ponto está relacionado ao relacionamento com o consumidor. É preciso estar atento a todos os perfis de consumo, não se pode perder nenhuma oportunidade, principalmente no que diz respeito ao novo público, que é essencialmente digital”, complementou.

Em seguida, o diretor de Marketplace do Magazine LuizaCarlos Eduardo Alves, falou que, embora as pessoas estejam mais maduras para consumir a tecnologia e o e-commerce tenha uma penetração relativamente maior que a loja física, ainda há muito que se trabalhar. “Os desafios são realmente grandes, ainda mais quando o frete está em questão. Nos últimos tempos, muito tem se falado em frete grátis. Mas, para mim, isso não se trata de uma tendência e, sim, de uma onda. Até mesmo porque tem todo um custo que envolve esse assunto”, afirmou.

Já o CFO do Walmart.comLuis Carlos Cerresi, destacou que o parcelamento no Brasil ainda é algo muito complicado. “O varejista parcela para o consumidor em cinco, dez, quinze meses, mas, tem de pagar ao fornecedor em até sessenta dias. E isso acaba carregando a cadeia. Por isso, é fundamental trazer uma racionalidade para o setor sob o ponto de vista financeiro. São entraves como esse que precisam ser resolvidos para resultar um patamar de lucratividade para o e-commerce”, explicou.

O debate seguiu adiante com a interação entre convidados e público presente. Outros assuntos foram abordados como, por exemplo, a necessidade da qualificação do seller (vendedor), o crescimento dos marketplaces no varejo, identificação e fidelização dos consumidores, a integração entre o comércio online e o offline, conveniência, comodidade, investimentos e comportamento do mercado para os próximos anos.

Fonte: IBEVAR