A Prevenção de Perdas tradicional tem que dar espaço para uma nova Prevenção de Perdas, com mais inteligência e inovação e menos ostensividade e tradicionalismo.
Sim, existe inovação na prevenção de perdas e para isso é preciso mudar o mindset dos profissionais e também do ecossistema que a envolve – fornecedores, prestadores de serviços, etc. Esta inovação tem início na forma com que a área é tratada dentro das empresas, sendo discutida estrategicamente nas organizações com cadeira permanente nos temas de expansão e inauguração de novos pontos, lançamento de novos produtos, estratégicas de atendimento ao consumidor, um novo sistema de frente de caixa, qualquer tema da companhia demanda a participação da prevenção de perdas como agente questionador e desafiador dos riscos que podem existir nas operações.
Algumas definições
De acordo com Christopher Freeman, “inovação é o processo que inclui as atividades técnicas, concepção, desenvolvimento, gestão e que resulta na comercialização de novos (ou melhorados) produtos, ou na primeira utilização de novos (ou melhorados) processos”
Para Werebe (1995), a expressão “inovar”, por vezes, possui caráter valorativo, na medida em que significa – mudar para melhor, dar um aspecto novo, consertar, corrigir, adaptar a novas condições – algo que está superado, que é inadequado, obsoleto etc.”
Quando o mindset é alterado, ou melhor dizendo, inovado, é possível agir na prevenção de perdas como uma área que detêm uma visão completa dos processos da empresa e assim, pode contribuir com mudanças que vão mitigar riscos, aumentar eficiência e alcançar novos resultados.
Assim, é possível utilizar a tecnologia além do que ela aparentemente oferece. Repensar o uso das tecnologias de prevenção de perdas para uma aplicação ampla e coordenada que irá contribuir não somente para a redução e controle das perdas da empresa, mas, para aumentar sua eficiência e competitividade.
Um exemplo simples de inovação: está difícil convencer a diretoria para investir em uma nova solução de CFTV? Argumente que seu uso não é para Segurança ou Prevenção de Perdas. Seu uso é para o negócio! A Prevenção de Perdas pode (e deve) monitorar as operações de varejo muito além de tentar “achar o furtante”, mas, ter um olhar crítico e indicar que uma loja está, por exemplo, com o material de marketing desatualizado ou que clientes estão desistindo das compras, porque existe fila nos caixas por mal planejamento da quantidade de operadores.
Vamos discutir mais sobre Inovação na Prevenção de Perdas e quais são os novos resultados que você pode obter?
Fonte: Anderson Ozawa
Head de Auditoria Interna e Prevenção de Perdas da Cinemark e Diretor Vogal do Comitê PRACS do IBEVAR
Conheça o primeiro MBA especializado em Prevenção de Perdas do país, elaborado por profissionais de mercado para profissionais de mercado. O MBA Gestão Estratégica de Prevenção de Perdas junta as expertises do Comitê PRACS IBEVAR e do LABFIN.PROVAR – FIA para trazer aos executivos uma formação completa para a ascensão da carreira na área.
Data de Início: 15/02/2020
Endereço: Av. Paulista, 302, 4º andar – Bela Vista, São Paulo-SP
Informações e inscrições: https://www.ibevar.org.br/mba-prevencao-de-perdas/ ou ligue para o telefone: (11) 3894-5004.