Neste final de 2022, eventos diversos estão disputando o espaço na agenda dos consumidores, em seus bolsos e, consequentemente, no varejo: Black Friday, Copa do Mundo e Natal. Ao mesmo tempo em que representam uma enorme oportunidade para atrair os consumidores e gerar uma experiência positivamente marcante, demandam cada vez mais planejamento e criatividade.

Planejamento realmente antecipado porque tudo começa no momento em que as campanhas que aproveitam eventos são postas no orçamento, sinalizando as negociações que precisarão ser realizadas com fornecedores e os investimentos para campanhas de comunicação, dentro e fora do ponto de venda, seja ele físico ou digital.

Negociações com fornecedores

Dependendo do tipo de produto envolvido, as negociações com fornecedores são bastante antecipadas, não apenas para garantir o desenvolvimento efetivo das campanhas de comunicação, mas também porque podem implicar em embalagens diferenciadas, promoções, parcerias entre fornecedores diferentes… E tudo feito de forma coordenada para que haja espaço e relevância para cada fornecedor-parceiro e faça sentido para o varejista específico e seu público-alvo.

Estímulo extra

A Copa do Mundo, realizada excepcionalmente neste ano em novembro, é um estímulo extra em um momento usualmente marcado pela transição da Black Friday para o Natal, acentuando a necessidade da já mencionada criatividade. Como tornar a Black Friday relevante e incentivar o consumo, aproveitando o contexto da Copa e, ao mesmo tempo, não “esvaziar” o Natal? Um desafio extra para o varejo brasileiro, que permanece tentando reafirmar-se e reaquecer-se ainda em decorrência do cenário gerado pela pandemia de covid-19.

Texto escrito por professora Erica Custódia de Oliveira (Doutora em Gestão de Pessoas com ênfase em Gestão de Carreira pela FEA USP, é atualmente Coordenadora de Processos Acadêmicos e Cursos, e Professora de Pós-Graduações e MBAs na FIA, focada no Desenvolvimento de Pessoas)

Fonte – Redação IBEVAR