Com alta de 0.01 ponto percentual em julho, a taxa média de inadimplência chega a 4,99% no mês e sobe ainda mais em agosto e setembro, com alta de 5,4% e 5,10%, respectivamente.
Nova projeção do IBEVAR indica alta no índice de inadimplência de recursos livres das pessoas físicas no Varejo.
A estimativa da taxa média mensal deve superar a projeção de junho, alcançando 4,99%, alta de 0,01 ponto percentual em comparação a junho.
As estimativas para agosto e setembro apresentam novo crescimento na taxa de pessoas físicas com atraso de pagamento acima de 90 dias, com alta de 5,4% e 5,10%, respectivamente.
Massa real de pagamentos
“A inadimplência depende muito da massa real de pagamentos e do volume de compras. Neste mês, essas variáveis não se alteraram muito em relação à última estimativa”, diz Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR.
O índice de inadimplência é calculado com base na média entre os índices mínimos e máximos dos atrasos de pagamento acima de 90 dias. As projeções para julho mostram que a taxa mínima deve ser de 4,47% e a máxima deve alcançar 5,51%.
Metodologia do estudo
A inadimplência de pessoas físicas com recursos livres considera todas as operações com parcelas em atraso acima de 90 dias de atraso, com exceção das vinculadas ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ou lastreados em recursos compulsórios ou governamentais.
Baixe a pesquisa gratuitamente e saiba mais detalhes.
Fonte: Redação IBEVAR