Índices refletem postergação de compras de maior valor devido à incerteza em relação ao emprego, diz economista

A taxa de inadimplência de pessoa física, que registrava um aumento nos últimos meses, projeta uma queda gradual até janeiro. Segundo dados da Projeção de Inadimplência, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR), os índices revelam média de 4,44% para novembro, 4,38% em dezembro e 4,33% em janeiro. A taxa de novembro implica em recuo de 0,11 p.p. em relação ao valor estimado para outubro (4,55%).

A pesquisa contempla recursos livres: compras a prazo, créditos fornecidos e cartão de crédito. Foram considerados cerca de 60 milhões de pessoas que votam no Brasil. Neste cenário, a taxa de 4,44% (para novembro) equivale a aproximadamente 2,6 milhões de brasileiros inadimplentes.

Para o economista e presidente do IBEVAR, o resultado pode indicar que a pequena queda nos índices esteja ligada a compras postergadas pelos brasileiros. “Em razão do próprio desemprego ou a insegurança em relação ao emprego, as pessoas diminuíram gastos com vendas de itens de maior valor, que estão associadas ao crédito e, consequentemente, ao risco de ficarem inadimplentes”, analisa o economista.

Sobre o IBEVAR

O IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo – é uma instituição sem fins lucrativos, que se propõe a produzir conteúdo no setor de Varejo & Consumo, promover networking entre executivos que atuam nessa área e gerar negócios entre os participantes. O IBEVAR atua em conjunto com o PROVAR/FIA no desenvolvimento dos executivos de varejo.

Fonte: IBEVAR