Projeção indica alta de 2,44% na intenção de compra no varejo no terceiro trimestre de 2022 em relação ao mesmo período em 2021.
Mesmo com a alta da inflação, pesquisa prevê aumento de 1,28% em relação ao segundo trimestre do ano, diminuindo o saldo negativo dos últimos 12 meses
De acordo com projeção realizada pelo IBEVAR, a intenção de compra no Varejo deve apresentar uma leve melhora neste terceiro trimestre do ano.
Em comparação ao mesmo período do ano passado, o aumento será de 2,44%, enquanto na comparação com o segundo trimestre de 2022, a recuperação será de 1,28%. No acumulado dos últimos 12 meses, o saldo negativo cai para 0,6%.
Alta da inflação
“Mesmo com os ajustes na inflação em junho, com alta de quatro pontos percentuais em relação ao mesmo período no ano passado, as projeções econométricas indicam movimento de retomada. Registrou-se queda acentuada apenas para categorias que haviam expandido no período pandêmico, como os itens associados às restrições impostas pelo isolamento social: livros, informática e telefonia, por exemplo”, diz Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR.
“O crescimento da massa real de pagamentos explica, em boa parte, essa tendência. Outro elemento que sustenta esse cenário é o crescimento do volume total de crédito concedido às pessoas físicas desde o início da pandemia”, completa.
Categorias destacadas
O instituto destaca também os resultados do trimestre em relação aos três meses anteriores em diferentes categorias.
Livros, jornais, revistas e papelaria registraram a maior queda do período: 8,6%, enquanto tecidos, vestuários e calçados apresentam um cenário melhor: alta de 5,2%, seguido de outros artigos de uso pessoal e doméstico, a linha branca: 4,9%. Móveis e eletrodomésticos apresentam uma tímida recuperação, 1,57%.
Para as projeções, são utilizadas informações de fontes secundárias, séries temporais e modelos explicativos baseados na evolução da massa real de pagamentos, taxa de juros e volume de crédito.
Outro conjunto de dados é formado pela opinião manifestada nas redes sociais com base em algoritmos de Inteligência Artificial e Natural Language Processing.
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Fonte: Redação IBEVAR