O ESG configura colocar na pauta urgente das marcas, ações que estejam relacionadas às questões de governança, ambientais e sociais. As empresas deixam de focar apenas na divulgação de produtos e serviços e passam a pensar na construção de uma reputação ligada aos apelos emocionais. Mas há uma preocupação genuína por trás desta estratégia corporativa?

O varejo está cada vez mais presente em uma nova era de responsabilidade social e ambiental. As marcas apresentam preocupação, estratégia e maior enfoque nas políticas e iniciativas ESG. O objetivo principal é conquistar consumidores, que estão mais alertas quanto as ações das empresas e pautam suas decisões de compra nos modelos de negócios com base sustentável. Pesquisas recentes que avaliam a importância das práticas ESG afirmam que 81% dos consumidores planejam comprar produtos mais ecológicos nos próximos cinco anos.

No varejo, que está todo dia em contato direto com os consumidores e dimensionam mais rapidamente as mudanças de comportamento de seus clientes, o impacto do ESG é tema importante, tanto como estratégia positiva quanto como ação de defesa da marca.

ESG atrai investidores

E ainda, as iniciativas ESG trazem outros benefícios significativos para quem segue esse posicionamento, pois pode também atrair investidores. Ou seja, a sustentabilidade está remodelando as finanças e os negócios.

Basta fazer um panorama geral do mercado de varejo e perceber que as empresas consideradas inovadoras costumam ter uma característica em comum: alto padrão ESG. O foco nas questões ambientais, sociais e de governança passou a ser essencial para o relacionamento com os clientes e isso tem sido levado muito à sério, tanto pelos clientes, quanto pelos executivos responsáveis pela posição das marcas. Afinal, o mercado tem sido atingido pela prática da “política do cancelamento” por parte dos consumidores. Noticiários divulgam a todo momento histórias de empresas que tiveram sua imagem abalada por causa de comunicações equivocadas que demonstraram falta de empatia ou mesmo desrespeito pela diversidade ou pelo meio ambiente.

Marcas representativas e premiadas

Mas há também um movimento contrário em que muitas organizações são colocadas nos holofotes das boas e grandes ações. Essas empresas passam a ser admiradas por firmarem algumas lutas e estratégias ligadas ao ESG. Esse reconhecimento aconteceu no Ranking IBEVAR-FIA realizado em setembro de 2021.

O IBEVAR aporta anos de muita experiência em pesquisas e analises do varejo com construção de conhecimento, promovendo relacionamento profissional e social dos executivos que atuam – direta e indiretamente – no mercado de varejo e consumo no Brasil e corroborou com esse movimento divulgando no Ranking IBEVAR-FIA 2021 as empresas mais admiradas por seus clientes em diversas categorias. Esta última edição do evento contou com uma nova premiação para avaliar a Inovação no Varejo com a avaliação do esforço, empenho, criatividade e adaptabilidade das empresas frente à um mercado cada vez mais acirrado.

O IBEVAR recebeu a inscrição de diversos projetos em que as empresas colocam seus clientes no centro de suas decisões e que apresentam inovação tecnológica com aplicação social. Projetos que revolucionam a logística de entrega, o B2C, o desperdício e tantos outras estratégias que vão de encontro com as principais preocupações relacionadas ao ESG.

Conheça projetos vencedores   

O Grupo Carrefour promoveu o projeto de Sustentabilidade: Índice Aproveitômetro, que tem como objetivo conscientizar os consumidores sobre o desperdício de alimentos, destacando o potencial de economia para os lares brasileiros.

O Projeto Americanas na Favela tem como base a diversidade e a inclusão.  O objetivo é possibilitar que os moradores das comunidades possam comprar online e receber os produtos diretamente em suas casas, gerando diminuição da desigualdade social. Além disso, também visa oferecer empregabilidade para esses moradores, para que recebam renda através das entregas, e capacitação profissional.

Comitês inspiram transformação

O Prêmio de Inovação no Varejo foi desenvolvido pelo Comitê de Tecnologia e Inovação, liderado por Lúcio Leite, Diretor de Transformação Digital e Líder de Negócios de Varejo Teltec Solutions, junto com o Comitê de Varejo Digital, liderado por Mauricio Andrade, Diretor de Soluções para Bens de Consumo, Varejo e Distribuição Latam Capgemini Brasil. Os comitês do IBEVAR contam com a participação de um seleto grupo de profissionais do mercado que discutem periodicamente temas relevantes que impactam o dia a dia varejista, assuntos que influenciam os negócios, expectativas para o setor, posicionamento da marca, projetos de engajamento, entre outros. Saiba como o IBEVAR Incentiva e orienta a formação de comitês voltados para o estudo de áreas específicas do negócio do varejo aqui.

 

 

Pesquisas de mercado

Como o tema do ESG tem sido cada vez mais abordado socialmente, afetando diretamente a imagem das marcas e criando novos laços com o seu consumidor, é importante saber quais são as consequências daquelas empresas que muito propagam e pouco fazem. Uma pesquisa americana destacou que diversas companhias têm projetos ou programas voltados ao ESG, principalmente em relação às métricas ambientais, porém, menos de 40% afirmaram o mesmo sobre o cumprimento de metas sociais e de governança. Isso comprova como uma pesquisa de mercado exclusiva pode trazer muitos dados relevantes sobre esse tema para as melhores tomadas de decisão de engajamento.

E é fato reconhecer que a reputação é algo que custa caro, muito caro. E o índice não se resume apenas ao reconhecimento do consumidor. No mercado financeiro, ativos intangíveis referentes à reputação chegam a corresponder a até 80% do valor de mercado de uma instituição. O mercado mundial já viu histórias de organizações despencarem de posições que se mantinham nas principais listas de negócios bem-sucedidos porque não possuíram práticas de ESG consistentes.

A marca da qual você representa possui uma análise transparente sobre seu posicionamento diante do mercado de varejo e de consumo? Quer saber como detalhar essa análise para orientar melhores práticas de ESG?

O IBEVAR possui uma série de pesquisas realizadas com focos diversos. Saiba mais.

Fonte: Redação IBEVAR