Indústria de chocolates prevê o lançamento de 150 produtos para a Páscoa 2022 com o objetivo de aquecer as vendas na data comemorativa e marcas do varejo investem em seus canais online, sugerindo a expectativa de uma leve recuperação do mercado.

Segundo dados da Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas), há poucos dias da Páscoa, que será comemorada no dia 17 de abril, as indústrias de chocolate já produziram cerca de 9 mil toneladas de produtos para a data.

Esse número supera a produção de 2020 e também mostra crescimento da produção comparado a 2021, o que sugere a expectativa de uma leve recuperação do mercado.

Estratégia está nas vendas on-line

E para atender a demanda esperada, as empresas investiram ainda mais em seus canais de pedidos online, parcerias com marketplaces e aplicativos de entrega para a venda de seus produtos.

“O novo perfil do consumidor prioriza o conforto, a rapidez e o cuidado no recebimento do produto. Ele hoje sabe utilizar muito bem o ponto de venda físico juntamente com o e-commerce e os serviços de delivery. Esse hábito deve se manter, podemos dizer que o comportamento do consumidor tende a ser híbrido daqui para frente”, afirma Ubiracy Fonsêca, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab).

O consumo de chocolates nesse período não se limita somente aos ovos de Páscoa, os consumidores buscam também toda a linha de produtos, o chamado mix, adquirindo ovos de Páscoa junto com os produtos regulares.

Giro pelo doce mercado

A Lacta completa este ano 110 anos e para comemorar apresenta o seu portfólio renovado para a data. Alguns ovos ganharam nova embalagem como Lacta Sonho de Valsa, Lacta Diamante Negro, Lacta Oreo, Lacta Ouro Branco, Bis ao leite, entre outros produtos da linha tradicional. Lacta Favoritos está com nova receita.

A marca também seguiu a tendência do mercado de chocolates e inovou apostando nos ovos Tripla Camada nos sabores Oreo, Avelã e Cheesecake de Morango.

Outro projeto importante da marca colocado em prática para a Páscoa 2022 é a volta do assistente virtual Coelhinho da Páscoa. Ele pode ser acessado pelo canal direto no WhatsApp e tem como uma das principais funcionalidades ajudar o usuário a escolher o presente de Páscoa.

Já a Bauducco aperfeiçoa a experiência de seus consumidores com um projeto de ampliação de visibilidade da marca nos pontos de venda e aposta em ativações por canal no varejo e no atacado.

“Para esta Páscoa, investimos em ações promocionais e materiais de ponto de venda diferenciados para a ativação dos diversos tipos de loja, além de uma ambientação especial para o canal atacadista”, explica Rogério Pires, gerente nacional de Trade Marketing da companhia.

Parceria para saborear e lucrar

E o mercado também ousa em projetos de parceria. O mercado atacadista Assaí, junto com a Hershey, lançou um programa gratuito de videoaulas chamado Receitas para Saborear e Lucrar!, com receitas exclusivas de produtos variados para a data e que são fáceis de comprar e de fazer. O programa é dividido em quatro videoaulas disponibilizadas no YouTube do Assaí.

Essa ação incentiva a venda indireta, ou seja, a compra de uma determinada marca para a produção de ovos caseiros e revenda dos mesmos pelos clientes que podem empreender na data comemorativa.

Nesse sentido, a pesquisa sobre Páscoa 2022 do IBEVAR revela um dado animador. Os ovos caseiros estão bem colocados na projeção de vendas desde 2019. E aproveitar a possibilidade de novas ofertas trazidas por plataformas pode ser um bom negócio para as marcas e para o consumidor empreendedor.

Esperamos que todos tenham uma Páscoa muito doce e lucrativa.

Fonte: Divulgação e Redação IBEVAR