O valuation é um processo que atravessa todos os núcleos organizacionais, interferindo significativamente na tomada de decisão nos negócios. Ele tem grande importância para as empresas e não se restringe apenas à área de finanças.

Antes de tudo, vamos entender o conceito teórico. Em um modo literal, a palavra valuation significa avaliação ou valoração. Aplicada ao mundo dos negócios, diz respeito ao processo de mensuração do valor de uma empresa ou ativo.

Tal processo envolve tanto aspectos objetivos quanto outros mais subjetivos, tratando-se, essencialmente, de uma avaliação sistematizada da percepção e estimativa de valor de um negócio ou ação.

O valor da empresa

Para calcular o valor de uma empresa, utiliza-se, sobretudo, o método chamado fluxo de caixa descontado. Calcula-se o valor atual de uma organização a partir da consolidação e estimativa de todos os fluxos de caixa futuros a serem gerados.

“Esse método é comparável à avaliação de uma plantação a partir dos frutos que ela vai proporcionar no futuro. Para uma empresa, os frutos a serem gerados no futuro são os fluxos de caixa a serem gerados. Não há certeza de quantos frutos a plantação vai proporcionar, pois isso depende de condições climáticas, do solo e da própria interação com o ambiente”, explica o professor Marcos Piellusch, especialista no assunto e coordenador de cursos do LABFIN.PROVAR – FIA.

A partir dessa analogia com a plantação, fica mais fácil entender o conceito, não é mesmo?

Ou seja, o valuation auxilia as empresas a elaborar uma estimativa de valor, condicionada a fatores internos e externos. Portanto, não é possível ter certeza de que os fluxos de caixa projetados vão se efetivar futuramente.

“Por isso, o valor da empresa é ‘descontado’ por uma taxa, que é proporcional ao risco de que esses fluxos de caixa não se concretizem”, complementa Piellusch.

Muito além das finanças

Os profissionais da área de finanças são os primeiros que nos vêm à cabeça quando o assunto é avaliação de empresas. Isso porque são eles que colaboram com as projeções, modelagem, cálculo dos fluxos de caixa, taxa de desconto, entre outros procedimentos necessários para o valuation.

No entanto, outros profissionais também se envolvem nesse processo. São os especialistas num dado negócio que, em virtude do conhecimento e experiência acumulada da empresa, podem contribuir com as projeções que constituem o valuation. E tais especialistas não necessariamente são da equipe financeira, mas podem ser das áreas comerciais, técnicas, de marketing ou estratégia.

Portanto, o processo de valuation atravessa todo o corpo da empresa. E é importante que haja, de fato, uma visão mais ampla possível do negócio para essa avaliação, visto que o valuation se configura como uma projeção condicionada a diversas interferências externas que escapam do microcosmo das empresas.

Diferencial significativo

Dominar as práticas de valuation pode ser um diferencial significativo, pois as empresas têm demandado cada vez mais a expertise daqueles que podem colaborar para a tomada de decisões mais assertivas. E as técnicas de valuation são fundamentais nesse sentido.

“O profissional que conhece as técnicas de valuation acaba dominando diversos temas da área de finanças”, comenta Piellusch.

Isso porque os processos que o envolvem se relacionam diretamente a diversas decisões empresariais.

Ele esclarece que a aplicação de tais processos é comumente associada às decisões de aquisição ou venda de uma empresa — ou, ainda, é relacionada à avaliação, por investidores, da atratividade de uma ação a ser comprada ou vendida.

Agregue mais conhecimento  

Entretanto, a importância do valuation vai além desses dois casos. Quando um negócio, por exemplo, deseja criar novos produtos ou mudar seus processos, a aplicação dos métodos de valuation são cruciais para uma análise mais segura, bem como para a redução dos riscos.

Mesmo o planejamento orçamentário de uma empresa pode se beneficiar das técnicas de valuation, na medida em que estas auxiliam os gestores a identificarem se determinados planos podem criar ou destruir valor para o negócio.

O prof. Marcos Piellusch e a convidada especial Jenifer Nicolini, Gerente de Relações com Investidores da Camil, vão apresentar conceitos de Finanças na prática em uma aula aberta de MBA sobre Valuation. Ela vai acontecer no dia 27/04, das 19h às 22h, e será transmitida do Estúdio da True Education.

O IBEVAR, em parceria com a FIA – núcleo LABFIN.PROVAR, convida você a se inscrever e participar dessa importante experiência.

Fonte: LABFIN.PROVAR – FIA e Redação IBEVAR