Pesquisa realizada pelo IBEVAR mostra que a intenção de compra neste dia dos namorados cai para 85,1%. Queda reflete o atual cenário econômico do país com aumento da inflação. O estudo comtemplou 60 produtos e serviços, típicos dessa data. 

Pesquisa realizada pelo IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo aponta que a intenção de compra neste Dia dos Namorados cai pelo segundo ano consecutivo. De acordo com projeção realizada pelo instituto, de 2021 para 2022, a redução será de quase quatro pontos percentuais, caindo de 88,6% para 85,1%.

Os participantes ouvidos pela pesquisa que pretendem presentear nesse ano indicaram também preferência de compra nos segmentos de vestuário, eletrodomésticos, acessórios e experiências, como jantar romântico e viagens.

O orçamento dos apaixonados

Nas categorias de calçados e perfumes, observou-se uma expansão vigorosa. Para ambas categorias as intenções de compra vêm crescendo nesta data como presente desde o início do monitoramento desde 2018.

Esses produtos tem uma ampla oferta de itens em uma faixa mais reduzida de preços, o que evidentemente facilita comemorar a data sem comprometer exageradamente o orçamento dos apaixonados.

“O ano do consumo para o Dia dos Namorados foi em 2020, impulsionado pelo auxílio emergencial disponibilizado na época. Nesse ano, a inflação e a diminuição do poder de compra das famílias impactaram as intenções de compra e os gastos de cada um, reflexo do atual cenário econômico do nosso país”, avalia Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR.

Categorias em alta e em baixa

Com série histórica iniciada em 2018, a projeção de intenção de compra para o Dia dos Namorados registrou aumento de 4,6 pontos percentuais no segundo ano de medição, saltando de 66,6% em 2018 para 71,2% em 2019. Em 2020, ano que foi implementação do auxílio, o crescimento foi ainda maior: 28,8 pontos percentuais, alcançando 100%. Em 2021, a intenção de compra começa a refletir o atual cenário econômico do país, reduzindo 11,4 pontos percentuais, recuando para 88.6%.

A pesquisa cobriu 60 categorias de produtos e, entre os itens mais cogitados por quem vai comprar um presente nesse Dia dos Namorados estão calçados, com destaque para botas femininas e tênis de corrida; jantar romântico em um restaurante, viagens românticas, perfumes e cafeteiras elétricas.

Na lista dos produtos menos citados no momento de presentear o companheiro estão vídeo games, lingeries, porta-retratos, bicicletas, carteiras masculinas, cuecas e aparelhos celulares. Mantendo a mesma faixa do ano passado seguem as joias e viagens romântica.

O interesse por esses produtos, como bicicletas e vídeo games, cresceu muito durante a pandemia. Portanto, é natural que, agora, depois da expansão expressiva das compras desses itens, se registre um recuo significativo”, conclui presidente do IBEVAR.

Conheça os detalhes da pesquisa

A pesquisa do IBEVAR é realizada a partir da coleta e análise de informações nas redes sociais com base em algoritmos de Inteligência Artificial e Natural Language Processing.

Baixe gratuitamente o material e conheça detalhes da pesquisa. Membros associados do IBEVAR tem acesso a este e outros estudos completos, além de uma série de benefícios. Para saber todos eles, clique aqui.

Fonte: Redação IBEVAR