Insegurança financeira faz filhos optarem por presentes mais em conta para as mamães, aponta pesquisa

A crise financeira e a insegurança gerada pela pandemia do novo coronavírus está fazendo o brasileiro ter mais cautela ao gastar dinheiro. E o Dia das Mães promete ser comemorado com presentes mais baratos e dentro do orçamento das famílias.

Pesquisa divulgada pelo Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos do Varejo & Mercado de Consumo) apontou baixa disposição dos consumidores para gastar na data – considerada uma das mais importantes para o comércio –, quando comparado com resultados de 2020.

O levantamento tem como as expressões espontâneas de consumidores nas redes sociais, sejam por textos, vídeos ou fotos, e examinadas por meio da aplicação de recursos estatísticos e semânticos.

“Essa baixa de compras para o Dia das Mães está muito relacionada à falta de estabilidade financeira, em que muitas pessoas, pressionadas pela pandemia, estão se resguardando a investir em presentes mais caros”, comenta Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Ibevar.

O estudo acompanhou um conjunto de oito categorias de bens duráveis. Os presentes mais cotados para as mamães em ordem de maior intenção de compras são:

Perfumes (44%);
• Notebooks (9,4%);
• Máquinas de lavar roupas (5,4%); e
• Fogões (0,1%).

Em contrapartida, o interesse para adquirir alguns produtos caiu:

Smartphones (-24,4%);
Televisores (-20,8%);
Micro-ondas (-20%); e
Refrigeradores (-13,2%).

Fonte: R7.com