Lee McCabe é o VP da América do Norte do Grupo Alibaba. Em entrevista recente, McCabe destacou as principais estratégias e iniciativas de varejo que o grupo está focado.

Segundo o VP, além da globalização e da ajuda às empresas dos EUA, o grupo está trabalhando em três ações: convergência, contexto e contato.

A convergência considera o on-line e o off-line operando em conjunto – superando a funcionalidade e a eficiência do on-line com a eficácia de off-line.

O pilar contexto ressalta que a empresa quer utilizar os dados que possui para alavancar o negócio das empresa que vendem utilizando a plataforma do grupo. O objetivo é trazer mais inteligência para o negócio, ajudando essas empresas a venderem para as pessoas certas e orientando o desenvolvimento de novos produtos com base nos dados de mercado que o Alibaba possui.

A terceira ação, o contato, trata-se de criar uma boa experiência para o comprador, tornando o processo divertido, não limitado a uma simples transação comercial.

Na convenção ShopTalk, McCabe destacou as diferenças nos EUA e na China.

“O panorama do varejo era fraco e ineficiente. Nos EUA, existem 12 shoppings por milhão de pessoas. Na China, existem 2. Estava maduro para a inovação. Estava maduro para o comércio eletrônico. A China se desenvolveu de forma diferente. Aqui, passamos de tijolo e argamassa para desktop para laptop para smartphone. A China apenas pulou diretamente para o smartphone.”

O VP destaca que o número de usuários de internet na China já é o dobro da população dos EUA e ressalta que mais de dois terços de todas as vendas on-line B2C na China são negociadas nas plataformas do Alibaba (50% do mercado) e da JD.com.

Fonte: PROVAR/FIA | Rachel Neves Dias Francisco